Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/08/2014

Reincidência: 60% dos consumidores voltam à inadimplência após limpar o nome

Manter o nome limpo revela ser tão difícil quanto ficar longe da inadimplência. É o que mostra o levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). De acordo com a pesquisa, dos consumidores que pagaram as suas dívidas e saíram do cadastro de inadimplentes, 59,2%, o que representa praticamente 6 em cada 10, voltaram a constar no cadastro até um ano depois.

“Muitas vezes, a reincidência na inadimplência ocorre devido à falta de planejamento na renegociação da dívida, gerando parcelas que efetivamente não cabem no bolso do consumidor", afirma o diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza.

Contudo, o especialista afirma que o consumidor tem mostrado mais cautela na gestão de suas contas neste ano, o que diminui a relação da volta à inadimplência ao fato de assumir um parcelamento que não conseguirá cumprir. "Nesse momento, a taxa de reincidência está mais associada ao aperto dos orçamentos, pressionados pela inflação, pela alta dos juros e pelo menor crescimento da renda real”, analisa Cosenza.

O levantamento reuniu informações de consumidores de todo o Brasil, analisando as exclusões e inclusões na base de dados do SCPC de junho de 2013 até junho de 2014. Foram considerados os consumidores que regularizaram todas as suas pendências.

Na análise dos três meses seguintes ao pagamento das dívidas, 35,3% dos consumidores excluídos da base de inadimplentes voltaram a ter uma dívida vencida e não paga registrada nobanco de dados da Boa Vista SCPC.

Em média, 2 milhões de consumidores saem do cadastro mensalmente. Em levantamento realizado em junho de 2013, a reincidência da inadimplência em 3 e 12 meses era de 33,2% e 57,2%, respectivamente. Houve, portanto, uma pequena piora nas taxas de reincidência, tanto de 3 quanto de 12 meses.
 
Fonte:InfoMoney - São Paulo/SP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos em empresas crescem 26% em 2012 no Brasil

Os fundos de private equity e venture capital (que compram participações em empresas) investiram R$ 14,8 bilhões em empresas no Brasil em 2012, volume 26,5% maior que o investido no ano anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, bancos brasileiros são mais regulados que de outros países

A presidente Dilma Rousseff afirmou na coluna semanal "Conversa com a Presidenta", publicada em diversos jornais nesta terça-feira (24), que o governo tem trabalhado para aprimorar as normas de proteção ao consumidor dos serviços financeiros.

Deixe seu Comentário:

=