Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/06/2012

RS oferece pelo SUS cirurgia para pacientes com Parkinson

O Rio Grande do Sul oferece, de forma inédita pelo SUS, uma cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo em pacientes com a doença de Parkinson. O investimento será de aproximadamente R$ 835 mil como complementação para a importação dos materiais.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do RS, ao longo de um ano, serão atendidos 20 pacientes pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Reservada para casos específicos, a estimulação cerebral profunda é para diminuir complicações motoras, decorrentes tanto da evolução da doença quanto do uso crônico de medicamentos. Por meio do implante de um marca-passo e eletrodos no cérebro, que podem controlar as regiões que ocasionam os sintomas, a técnica traz um alívio dos sintomas a partir de estimulação elétrica de alta frequência.

AE


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Exame ocular simples pode indicar doença de Alzheimer

Um monitoramento simples dos olhos pode dar indicações precoces sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade

A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.

Deixe seu Comentário:

=