Publicado por Redação em Dental - 17/06/2013

Saiba como escolher seu dentista

Assim como na medicina, a odontologia também tem suas especialidades. Elas variam de acordo com a faixa etária do paciente, com problemas específicos, área de trabalho. O ideal é sempre visitar seu dentista de confiança que fará o encaminhamento, caso seja necessário. 

Segundo ocirurgião-dentista Mauro Piragibe, consultor científico da ABO – Associação Brasileira de Odontologia –, tanto o dentista clínico quanto o especialista são capacitados a fazer diagnósticos e tratamentos. “O paciente pode procurar os dois, e se for algum tratamento que o clínico não se sinta à vontade para fazer, ele faz o encaminhamento para o especialista da área”, diz Piragibe.

Na hora de encontrar um profissional é importante optar por um que se mantenha atualizado, faça cursos e que tenha um consultório com boas condições de higiene. Também a partir disso que variam os preços – a localização do consultório, a estrutura e qualidade do atendimento.
 
Caso precise procurar um novo dentista, o ideal é pedir indicações para amigos ou conhecidos que já fazem tratamento há algum tempo. “Existem algumas entidades de classe em vários países que em seus jornais ou sites apresentam um ‘indicador profissional’, que também podem ajudar nessa busca”, recomenda.

Conheça as especialidades

- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
- Dentística
- Dentística Restauradora
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
- Endodontia
- Estomatologia
- Implantodontia
- Odontogeriatria
- Odontologia do Trabalho
- Odontologia em Saúde Coletiva
- Odontologia Legal
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortodontia e Ortopedia Facial
- Ortodontia Funcional dos Maxilares
- Patologia Bucal
- Periodontia
- Prótese Bucomaxilofacial
- Prótese Dentária
- Radiologia
- Radiologia Odontológica e Imaginologia
- Saúde Coletiva e da Família

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Dental, por Redação

Mau Hálito pode por fim a um Relacionamento Amoroso e comprometer até as amizades

Cirurgião dentista informa que o mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam da Higiene Bucal. O mau cheiro geralmente é causado pela decomposição dos restos alimentares e bactérias.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Deixe seu Comentário:

=