Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/09/2012

Susep mantém limite de retenção em 3%

A Susep, através da Coordenação Geral de Monitoramento de Solvência (CGSOA), elaborou minuta de Resolução com o intuito de unificar os normativos que dispõem sobre limites de retenção. A demanda, apresentada pelo mercado, de ampliar o limite atual fixado em 3%, foi um dos motivadores da abertura de consulta pública, disposta no site da autarquia, em 14 de junho deste ano, com prazo limite para a apresentação de sugestões até o dia 16 de julho. Apenas duas propostas foram apresentadas durante o período, sendo que nenhuma delas tratava do aumento de limite de retenção. A Susep realizou reunião com os representantes da CNseg com o propósito específico de discutir as sugestões que seriam apresentadas.

Chegou-se a cogitar a possibilidade de revisão do limite máximo do limite de retenção das sociedades seguradoras. Porém, analisando os valores calculados pelas companhias em fevereiro de 2012, constatou-se que 84% desses montantes se mostraram inferiores a 2,5% do PLA (Patrimônio Líquido Ajustado), indicando que, na grande maioria das situações, as empresas nem chegam a utilizar o limite máximo atual (3% do PLA). Além disso, o normativo já prevê a possibilidade de as sociedades seguradoras utilizarem, mediante prévia autorização da Susep, limites de retenção superiores a 3%. Levantamentos apontam que número de pedidos de aprovação de limites de retenção efetuados nos últimos anos foi extremamente baixo, o que indica que não há uma grande demanda do mercado nesse sentido.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial acelera para 0,57% em setembro, mostra IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial" do país, por ser usada como base para as metas do governo, acelerou de 0,41% em agosto para 0,57% em setembro, segundo informou, nesta sexta-feira (5), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Taxa média de juros atinge menor nível desde 2000, diz BC

As taxas de juros das operações de crédito continuaram a cair em agosto, com inadimplência estável, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Brics terão fundo de reservas para se proteger de crises

O Brasil começa a formar uma rede de proteção monetária entre os seus pares emergentes. São fundos de reservas e acordos bilaterais para troca de moedas que podem ser acionados com maior rapidez caso algum país passe por uma crise financeira.

Notícias Gerais, por Redação

Justiça julgará greve dos Correios nesta terça-feira

A greve dos funcionários dos Correios vai ser julgada às 16h desta terça-feira no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ontem (10) à noite, terminou sem acordo a última tentativa de encerrar a paralisação antes do julgamento no órgão.

Deixe seu Comentário:

=