Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/06/2012

Taxa de juros para famílias é a menor em 18 anos

Apesar do aumento da inadimplência entre pessoas físicas e jurídicas em maio deste ano, a taxa de juros para as famílias atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em junho de 1994, segundo informou nesta terça-feira o Banco Central (BC). De acordo com dados da autoridade monetária, a taxa de juros anual para as famílias atingiu 38,8%. Em situações de alta inadimplência, os bancos tendem a aumentar os juros para desencorajar a tomada de novos empréstimos.

A taxa de juros geral (que leva em consideração a média entre os juros para pessoas físicas e jurídicas) atingiu 32,9%, também o menor patamar desde o início da série histórica - com início em junho de 2000. Os juros para as empresas também recuou ao menor nível desde fevereiro de 2008 (24,8%). Para o chefe do departamento econômico do BC, Túlio Maciel, houve uma migração das famílias entre as várias modalidades de crédito, que passaram a optar por financiamentos mais baratos. "Somente o crédito consignado cresceu 30 pontos percentuais em maio", ressaltou.

Crédito
A oferta de crédito subiu 1,7% em maio na comparação com abril, segundo o BC, e superou, pela primeira vez, 50% na relação com o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País. A expectativa do BC é que a expansão do crédito diminua e fique em 15% em 2012.

"O que a gente observa do crédito é que ele saiu de uma base mais baixa, de 25% em relação ao PIB em 2002, 2003. Nos próximos anos, vemos uma moderação da oferta de crédito. Entre 2005 e 2008, o crédito cresceu 25% ao ano. Nos 4 anos seguintes, a média de crescimento caiu para 18%", explicou Túlio Maciel.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: alta do dólar e inflação não preocupam

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Cidades do País têm alta de 31,2% nos investimentos em 2010

Em 2010, os investimentos nos municípios brasileiros registraram alta de 31,2%, a R$ 36,35 bilhões, conforme o anuário Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil lançado neste mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Notícias Gerais, por Redação

De olho em pacote italiano e reunião na Europa, Bovespa sobe 1,9%

A valorização das Bolsas europeias e americanas na abertura desta semana embala novo dia de ganhos no mercado acionário brasileiro.

Deixe seu Comentário:

=