Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/02/2015

Uruguai regulamenta lei para maconha de uso medicinal

Montevidéu, 5 Fev 2015 (AFP) - O governo uruguaio publicou, nesta quarta, a regulamentação para o mercado de maconha para uso medicinal e para pesquisa científica, uma nova fase na implementação da lei que legalizou a droga e que se completará com a venda de maconha para uso recreativo em farmácias.

"Encontra-se permitida a plantação, o cultivo, a colheita, o armazenamento e a comercialização de maconha psicoativa e não psicoativa para ser destinada, de forma exclusiva, à pesquisa científica, ou à elaboração de Especialidades Vegetais, ou Especialidades Farmacêuticas para uso medicinal", informa o decreto da Presidência.

Os pesquisadores poderão comprar cannabis dos produtores autorizados pelo Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA), ou poderão solicitar ao órgão autorização para produzirem eles mesmos e destinar o produto "exclusivamente à atividade científica". O instituto ainda não definiu quais empresas plantarão a droga.

O Ministério de Saúde Pública será o encarregado de habilitar a elaboração e a distribuição de especialidades farmacêuticas, o que será feito por intermédio de "drogarias e farmácias".

A maconha medicinal deverá ser prescrita por um médico para usuários maiores de 18 anos, que ficarão registrados e não poderão comprar a substância por 30 dias.

Está proibida qualquer publicidade de produtos derivados do cannabis.

A lei aprovada em dezembro de 2013 e regulamentada em maio de 2014 obriga os consumidores a se inscreverem em um cadastro de usuários e a escolherem a forma de ter acesso à substância - todas elas com limites: mediante o cultivo doméstico, pertencendo a clubes de cultivo, ou comprando em farmácias.

Em dezembro, o governo regulamentou o cultivo de cânhamo não psicoativo, transformando o Uruguai no primeiro país sul-americano a autorizar a cultura dessa planta para uso industrial. Também em 2014 o governo abriu o registro de "autocultivadores" e de clubes.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Menor sob guarda judicial é dependente dos avós?

Nem sempre quem cuida do filho são os pais, mas os avós. Esses às vezes tomam a dianteira da criação dos netos e se responsabilizam pela educação, inclusive os gastos. Principalmente quando os avós detém a guarda judicial deles.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem superávit primário de R$2,653 bi em maio

O setor público brasileiro registrou superávit primário de R$ 2,653 bilhões em maio, informou o Banco Central nesta sexta-feira. Em 12 meses até maio, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 2,97% do Produto Interno Bruto (PIB).

Notícias Gerais, por Redação

Técnica menos invasiva garante marcapasso para recém-nascido

Brayan Alves Farias, de sete meses, começou sua vida em sério risco. Enquanto ele ainda estava no útero, um ultrassom revelou que seu coração tinha um bloqueio elétrico, isto é, batia muito mais devagar (60 batimentos por minuto) do que o ideal (cerca de 120 bpm).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta de 1,47% e sobe 2,5% na semana

Em sintonia com as demais Bolsas de Valores, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) avançou 1,47% no encerramento dos negócios desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=