Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2011

Classes D e E serão as grandes consumidoras

As classes D e E são as grandes consumidoras do momento. De acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel, em 2010, as classes DE apresentaram crescimento de 16%, em valores, enquanto as classes C e AB permaneceram em 13%.

Nos últimos cinco anos, as classes mais baixas aumentaram significativamente o poder de compra. No Brasil, 2,2 milhões de domicílios avançaram para a classe média. Em 2005, a classe C representava 33% dos consumidores; em 2010, esse número subiu para 38%. Para 2011, a projeção é que este nível social continue em alta e chegue a 41% dos lares.

Os novos consumidores impulsionaram as vendas principalmente de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e produtos perecíveis. O consumo de bebidas não-alcoólicas que havia crescido 2% em 2009 cresceu 9,6% no ano passado. Para bebidas alcoólicas, essa relação foi de 2,9%, em 2009 para 7,9%, em 2010. Nos perecíveis, o crescimento foi 9,3%, em 2010 contra 4,6% no exercício anterior.

Os perecíveis continuam tendo grande importância nas vendas dos supermercados. Em 2010, a categoria representou 30,9% do volume e 5,4% do faturamento. As bebidas apresentaram mais importância no faturamento, com 11,6%, representando 10,6% no volume das vendas.

Pela primeira vez em toda a série da pesquisa, o gasto médio superou a renda média dos consumidores. Isso reflete a estabilidade econômica do país, diante de um contexto de linhas de créditos mais acessíveis e lojas diversificando as formas de pagamento. Em 2010, aproximadamente, 53% das famílias estão com gastos acima da renda.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 09.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pagar tributos custou à indústria R$ 24,6 bilhões em 2012

A indústria de transformação gastou R$ 24,6 bilhões somente para pagar tributos no ano passado, valor que representa 10% da folha de pagamento do setor e o dobro do que investiram em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Notícias Gerais, por Redação

País crescerá forte com pré-sal, diz Santander Brasil

O novo presidente do Banco Santander Brasil, Jesús Zabalba, diz que a instituição financeira espanhola reafirma sua confiança no potencial da economia brasileira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.

Notícias Gerais, por Redação

Especialistas divergem sobre ascensão da nova classe média

O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social.

Notícias Gerais, por Redação

Pessoas físicas adquirem 8,5% das ofertas de ações do primeiro semestre

Os investidores pessoa física foram responsáveis por adquirir 8,5% do total de ofertas públicas de ações (tanto IPOs quanto follow-ons) que aconteceram até junho deste ano, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais).

Notícias Gerais, por Redação

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

Deixe seu Comentário:

=