Publicado por Redação em Vida em Grupo - 30/04/2013
Setor de resseguro dobra de tamanho em cinco anos
Saiu mais um relatório da Terra Brasis, sobre o desempenho do mercado de resseguros brasileiros. Segundo o estudo, as seguradoras brasileiras geraram R$ 6,4 bilhões em resseguro cedido (bruto de comissão), em 2012, o dobro do volume de 2007, o último ano do monopólio. Em 2012, o mercado local recebeu 60% deste volume, cerca de R$ 3,9 bilhões.
A participação de mercado do IRB terminou o ano em 37%, enquanto a das outras companhias locais ficou em 23% e das admitidas/eventuais ficou em 40%. O Combined Ratio (incluindo resultado de retrocessão) terminou 2012 em 104%, acima dos 101% de 2011. Apesar da alta sinistralidade em 2012 (90%), o resultado das resseguradoras locais, dado à recuperação de retrocessão, não sofreu impacto significativo.
“Realizamos uma análise dos riscos retido no país. Nossa conclusão é que não está havendo aumento de acumulação e que a solvência do mercado é melhor hoje que em qualquer ponto em sua história. Embora o setor de seguros não seja o foco desta publicação, nós elaboramos, extraordinariamente, um resumo sobre a composição do mercado brasileiro de seguros, dividindo-o em oito segmentos. O resumo visa auxiliar o leitor não familiarizado com o mercado brasileiro de seguros”, informa Rodrigo Botti, diretor da resseguradora Terra Brasis.
Fonte: cqcs
Posts relacionados
Setor de seguros acorda para pequenas empresas
Com o aumento do número de pequenas e médias empresas no país, outro mercado também cresce: o de seguros para essas companhias.
Seguro é garantia e não gasto, diz especialista em finanças na PB
Seguros devem ser considerados garantias de patrinônio e não gastos para a família. Essa foi uma das dicas que o administrador Guilherme Baía, especialista em finanças, deu no quadro Bolso Tranquilo, na edição desta quinta-feira (17) do Bom Dia Paraíba.
O que pesar antes de fazer um seguro de vida
Fazer um seguro de vida não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros, permanecendo um terreno desconhecido para a maioria das pessoas.
Economia e classe média impulsionam crescimento dos seguros de pessoas
Somos 7 bilhões de pessoas. "Como será este mundo apertado?", questionou Cláudio Leão, superintendente regional da Bradesco Vida e Previdência, durante o III Workshop Seg News Seguro de Pessoas - "O Seguro de Vida e a Previdência Privada em Crescimento no Brasil", realizado em 10 de novembro, no Blue Tree Towers Paulista, em São Paulo (SP).







