Publicado por Redação em Dental - 28/11/2013

Açúcares x vegetais: conheça vilões e mocinhos dos dentes

Existe uma lista grande e completa de alimentos que têm tudo que os dentes precisam para ficarem fortes e saudáveis. Por outro lado, os vilões não são poucos. Portanto, para saber o que priorizar na sua alimentação e o que evitar (sempre que possível), preparamos uma lista dos vilões e dos mocinhos para os dentes para manter a saúde bucal em equilíbrio.


Os vilões

Açúcar: essa substância torna o pH da boca cariogênico, ou seja, mais ácido e propício para a proliferação de bactérias.

Café: quando consumido excessivamente mancha os dentes.

Molhos: além de ter pigmentação, como o café, são ácidos e desmineralizam o dente.

Sucos industrializados e artificiais: em sua maioria contém açúcar na composição, além de corantes que mancham os dentes.

Refrigerantes: o ácido do refrigerante corrói o dente. Quando os dentes ficam expostos por longos períodos aos açucares e substâncias ácidas, são literalmente ‘dissolvidos’ e precisam de tratamento rápido para evitar danos maiores.

Guloseimas: ricas em açúcar, são pratos cheios para cárie, principalmente porque normalmente são ingeridas entre as refeições principais, momentos em que na maioria das vezes não é feita a higiene adequada.

Carboidratos refinados: a desmineralização é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta.

Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.


Mocinhos

Folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexerica), abacaxi, acerola: contêm vitamina C que auxilia na prevenção das gengivites e manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes, chamados periodonto.

Brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados: são ricos em cálcio, benéfico para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral

Cereais integrais e vegetais folhosos escuros: contém magnésio que, junto com a vitamina D, ajuda na fixação do cálcio.

Leite, carne bovina, ovos, aves e peixes: alimentos com fósforo em sua composição, um dos principais componentes da estrutura de ossos e dentes, assim como o cálcio.

Água e alimentos fortificados e alguns vegetais, como agrião, alho, cebola, couve e maçã: são fontes de flúor, principal agente que age contra a cárie.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Dentes caírem não é normal, diz especialista

Os dentes não têm data de validade. Isso mesmo, com exceção dos dentes de leite que começam a cair por volta dos seis anos, os dentes foram feitos para permanecerem na boca durante toda a vida.

Dental, por Redação

Veja como usar o fio dental corretamente

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes.

Dental, por Redação

Gengivite pode causar doença no coração, diabetes e parto prematuro

A prevenção feita com higiene bucal e visita regular ao dentista ainda é a principal arma contra as doenças que afetam a boca, mais que isso, cada vez se mostra como um meio importante contra doenças em outras partes do corpo. 

Deixe seu Comentário:

=