Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011

Alimentos e Transportes influenciam deflação na última semana de junho

 

SÃO PAULO – A variação de preços medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) apresentou deflação e encerrou a última semana de junho em -0,18%, resultado 0,03 ponto percentual abaixo do registrado na semana anterior, terminada no dia 22 de junho, que foi de -0,15%.
 
O índice, calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta sexta-feira (1), aponta que esta é a menor taxa desde a segunda semana de agosto de 2010. Dentre os sete grupos analisados, dois apresentaram queda nos preços, três tiveram aumento menos intenso e dois não variaram.
 
A variação dos preços dos produtos e serviços que constituem os grupos Alimentação e Transportes foi a principal responsável pelo resultado geral do IPC-S. No primeiro caso, houve deflação de -1,03%, ante -0,89% da semana anterior; no segundo, a deflação foi menos intensa que a da semana passada, ao passar de -1,32% para -1,09%.
 
Em Alimentação, a deflação partiu do item hortaliças e legumes (de -3,30% para -3,99%); enquanto que em Transportes, a principal influência para a variação menos intensa do índice partiu do item álcool, cuja taxa passou de -12,86% para -7,39%.
 
Outros grupos
Os grupos Vestuário (1% para 0,76%), Habitação (0,42% para 0,38%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,55% para 0,53%) também contribuíram para a desaceleração da inflação no período analisado.
 
Nestes casos, as principais influências para os resultados obtidos foram dos seguintes itens: roupas (1,48% para 0,97%) taxa de água e esgoto residencial (0,57% para 0%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (1,05% para 0,90%), nesta ordem.
 
Os grupos Despesas Diversas e Educação, Leitura e Recreação repetiram as mesmas taxas apuradas uma semana antes, de 0,13% e 0,54%, respectivamente.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP paga por 1,2 mil médicos que não existem

Profissionais deveriam atuar em postos geridos por Organizações Sociais (OSs)

Notícias Gerais, por Redação

Programa do governo pretende qualificar 100 mil mulheres até 2014

O governo pretende, até 2014, inserir e qualificar cerca de 100 mil mulheres para o mercado de trabalho. O programa intitulado "Mulheres Mil" foi foi anunciado nesta terça-feira (24)

Deixe seu Comentário:

=