Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/02/2015

ANS concede nova portabilidade aos clientes do Santa Genoveva

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U) desta quinta-feira, 05/02/2015, a Resolução Operacional nº 1.768 concedendo portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da Operadora de Planos de Saúde Santa Genoveva S/S Ltda, de Goiânia (GO). Com isso, os consumidores terão mais 60 dias para optar por um novo plano, sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária. A portabilidade extraordinária é decretada em situações excepcionais, quando há necessidade de intervenção regulatória para oferecer opções ao beneficiário, em função do grave risco à continuidade da assistência aos clientes da operadora.

Antes de conceder a portabilidade extraordinária de carências aos beneficiários da operadora Santa Genoveva, a ANS havia concedido dois prazos, de 60 dias cada um, para que os beneficiários da operadora exercessem a portabilidade especial de carências, visando a continuidade do atendimento. O primeiro prazo estabelecido foi entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, e o segundo de maio de 2014 até julho de 2014.

Como a empresa não comprovou junto à ANS a comunicação da concessão de portabilidade especial aos seus clientes, a Agência publicou avisos em jornal de grande circulação em Goiânia/GO nos dias 07/02/2014, 10/02/2014, 30/06/2014 e 02/07/2014, informando aos beneficiários acerca dos prazos para exercício das portabilidades especiais.

Finalizados os prazos, e considerando que a operadora não foi capaz de reverter o quadro de graves anormalidades administrativas e econômico-financeiras, a Agência decretou a liquidação extrajudicial da empresa, por meio da Resolução Operacional – RO nº 1.764, de 02/02/2015, publicada no Diário Oficial da União em 03/02/2015.

A ANS ressalta que é responsabilidade da operadora de planos de saúde comunicar aos seus beneficiários quando a Agência concede portabilidades especial ou extraordinária de carências. Pela Resolução Normativa 186/2009 da ANS, a operadora tem prazo de 10 dias para comunicar aos seus beneficiários os casos de portabilidades de carências. Quando o plano de saúde não cumpre o prazo legal, a ANS publica comunicado aos clientes da operadora em jornal de grande circulação local.     

De acordo com os últimos dados informados à ANS pela operadora Santa Genoveva S/S Ltda, com sede em Goiás, o plano de saúde conta 4,9 mil beneficiários, com maior concentração nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Vianópolis.

Fonte: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/2752-ans-concede-nova-portabilidade-aos-clientes-do-santa-genoveva


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Planos devem oferecer alternativas ao reembolso durante greve

Para os órgãos de defesa do consumidor, os clientes que forem afetados pela decisão dos médicos de paralisar o atendimento eletivo aos planos de saúde e hospitais de pelo menos 16 Estados brasileiros a partir de quarta-feira deverão, primeiramente, consultar a operadora do plano de saúde -

Saúde Empresarial, por Redação

Mastigação correta beneficia a saúde

Desde criança a gente escuta que devemos mastigar bem os alimentos antes de engoli-los. Mas, você já parou para pensar na maneira como você mastiga e em quais benefícios você pode tirar disso?

Saúde Empresarial, por Redação

Medo de agulha afugenta jovens da vacinação, segundo pesquisa

As mãos suam, a pressão cai e as pernas amolecem. Uma agulha de poucos centímetros é capaz de fazer o agente de organização escolar Victor Raphael de Paula Oliveira,

Deixe seu Comentário:

=