Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/02/2012

Sírio Libanês vai lançar inventário sobre emissão de CO2

Objetivo é consolidar um modelo de gestã que priorize não só o desempenho econômico

No intuito de garantir a perenidade da instituição de modo ativo e responsável, o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, vai lançar um inventário sobre emissões de CO2. De acordo com o coordenador de sustentabilidade do hospital, Flávio Álvares, o objetivo é consolidar um modelo de gestão que priorize não só o desempenho econômico.

Os projetos de gestão ambiental da instituição, por sua vez, têm como foco a redução do consumo e a eficiência na utilização de insumos (energia, água, gás) e na reciclagem dos resíduos.

O HSL tem uma parceria com a empresa Nova Reciclagem –que atua em processos de reciclagem de resíduos – que recolhe as sobras de alimentos do restaurante do Hospital todas as noites. Após o processo de compostagem, o HSL conseguiu diminuir a quantidade produzida de resíduos comuns e aumentar as toneladas de recicláveis consideravelmente.

Álvares explica que o objetivo das ações de sustentabilidade é fortalecer o compromisso ético com a prática responsável das atividades que envolvem as operações do dia a dia da Instituição.

Missão sustentabilidade

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é uma das instituições de saúde que participam da missão de sustentabilidade hospitalar, organizada pelo Consulado Geral Britânico de São Paulo, ao Reino Unido. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro a delegação passará pelas cidades de Londres, Cambridge e Didcot.

O HSL participará da viagem com o objetivo de compreender iniciativas britânicas na gestão sustentável da saúde, trazendo ao Brasil experiências que possam ser incorporadas ao seu dia a dia. Além disso, a instituição levará na bagagem algumas de suas ações e projetos na área.

O coordenador de Sustentabilidade do HSL, Flávio Álvares, e a gerente de Hospedagem, Gizelma Rodrigues, representarão a instituição no grupo formado por 17 profissionais brasileiros. A equipe participará de reuniões e visitas aos hospitais locais com experiência em gestão de sustentabilidade. Também terá a oportunidade de conhecer as práticas de desenvolvimento sustentável desses centros, além das empresas que oferecem serviços, produtos e soluções para esse segmento.

Fonte:saudeweb.com.br|17.02.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e Portugal estudam reconhecimento de diplomas médicos

Para facilitar a entrada de médicos estrangeiros no país, Brasil e Portugal discutem mecanismos para promover o reconhecimento mútuo de diplomas de medicina, disse hoje (12) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

Cadastro Nacional de Especialistas identifica atuação médica

Conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional é o principal objetivo do Cadastro Nacional de Especialistas, que está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil dobra número de transplantes na última década

O número de transplantes de órgãos e tecidos mais que dobrou na última década no país, alcançando 23.397 cirurgias no ano passado. O número equivale a quase 8% dos transplantes feitos em todo o mundo no mesmo período, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (08)

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde defende novo modelo de regulação de serviços

Redes de Atenção à Saúde (RAS) têm o objetivo de ampliar a adesão dos gestores ao novo modelo estratégico e regulatório defendido pelo governo federal

Deixe seu Comentário:

=