Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/02/2012

Sírio Libanês vai lançar inventário sobre emissão de CO2

Objetivo é consolidar um modelo de gestã que priorize não só o desempenho econômico

No intuito de garantir a perenidade da instituição de modo ativo e responsável, o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, vai lançar um inventário sobre emissões de CO2. De acordo com o coordenador de sustentabilidade do hospital, Flávio Álvares, o objetivo é consolidar um modelo de gestão que priorize não só o desempenho econômico.

Os projetos de gestão ambiental da instituição, por sua vez, têm como foco a redução do consumo e a eficiência na utilização de insumos (energia, água, gás) e na reciclagem dos resíduos.

O HSL tem uma parceria com a empresa Nova Reciclagem –que atua em processos de reciclagem de resíduos – que recolhe as sobras de alimentos do restaurante do Hospital todas as noites. Após o processo de compostagem, o HSL conseguiu diminuir a quantidade produzida de resíduos comuns e aumentar as toneladas de recicláveis consideravelmente.

Álvares explica que o objetivo das ações de sustentabilidade é fortalecer o compromisso ético com a prática responsável das atividades que envolvem as operações do dia a dia da Instituição.

Missão sustentabilidade

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é uma das instituições de saúde que participam da missão de sustentabilidade hospitalar, organizada pelo Consulado Geral Britânico de São Paulo, ao Reino Unido. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro a delegação passará pelas cidades de Londres, Cambridge e Didcot.

O HSL participará da viagem com o objetivo de compreender iniciativas britânicas na gestão sustentável da saúde, trazendo ao Brasil experiências que possam ser incorporadas ao seu dia a dia. Além disso, a instituição levará na bagagem algumas de suas ações e projetos na área.

O coordenador de Sustentabilidade do HSL, Flávio Álvares, e a gerente de Hospedagem, Gizelma Rodrigues, representarão a instituição no grupo formado por 17 profissionais brasileiros. A equipe participará de reuniões e visitas aos hospitais locais com experiência em gestão de sustentabilidade. Também terá a oportunidade de conhecer as práticas de desenvolvimento sustentável desses centros, além das empresas que oferecem serviços, produtos e soluções para esse segmento.

Fonte:saudeweb.com.br|17.02.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento para câncer de pele raro está sob consulta pública

O Ministério da Saúde (MS) pretende incluir na rede de atendimento oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS) a chamada quimioterapia adjuvante, terapia que consiste no uso do Interferona, um medicamento imunomodulador, aplicado por injeção

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame que detecta anemia falciforme entra na lista de pré-natal do SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina para H1N1 é segura para portadores de doenças autoimunes

Portadores de doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, apresentam maior risco de infecção do que a população em geral.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério vai investir R$1,5 bi em pesquisa em saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a pasta aumentará em quase quatro vezes o valor investido na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor nos próximos quatro anos.

Deixe seu Comentário:

=