Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/10/2014

ANS realiza segunda reunião do Grupo Técnico da Lei 13.003

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou na sexta-feira 17/10, no Rio de Janeiro, a segunda reunião do Grupo Técnico de Regulamentação da Lei nº 13.003. A referida lei trata da contratualização entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços de saúde.

O evento contou com a presença de representantes de instituições ligadas ao setor de saúde, que apresentaram sugestões em relação aos critérios, prazos e procedimentos envolvidos na relação entre as operadoras, prestadores e beneficiários.

No último encontro, foram debatidas regras dos contratos como a prorrogação, renovação e rescisão; a vedação à suspensão dos serviços contratados antes da efetiva rescisão contratual; e a importância de o prestador de ter acesso às rotinas de auditoria técnica ou administrativa e às justificativas das glosas.

“Tivemos mais um debate muito produtivo, com contribuições importantes por parte dos integrantes do Grupo Técnico. Todas essas informações serão agrupadas e levadas à discussão com um grupo maior de pessoas em uma audiência pública que iremos promover em breve”, adiantou a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

A próxima reunião do Grupo Técnico será no dia 04/11.

A Lei 13.003/2014 que foi sancionada em 24/06/14 torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. A nova legislação altera a Lei 9.656/98, que dispõem sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e entra em vigor em 24 de dezembro. Entre os principais pontos de discussão estão a regulamentação de itens como a exigência de comunicação da substituição de profissionais de saúde, laboratórios e clínicas e a definição de percentual de reajuste de honorários nos casos em que operadoras e prestadores não chegarem a um acordo.

Acesse a página do Grupo Técnico de Regulamentação da Lei 13.003


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mercado global de saúde móvel alcançará US$ 6,6 bi em 2013

Aplicativos para saúde móvel representam não só um mercado promissor, mas também uma potencial revolução nos serviços de saúde

Saúde Empresarial, por Redação

Pacientes do SUS vão fazer exames no Sírio e HCor

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo firmou parceria com a Siemens Healthcare e instituições privadas, como Sírio, HCor, Dasa e Cetrus, para beneficiar três mil e quinhentos usuários da rede pública

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão do governo pode forçar consolidação na saúde

Na área de saúde suplementar privada, com mais de 1.300 operadoras em atuação - dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, a possibilidade de haver uma concentração de "poder" na mão de grandes players fica ainda mais evidente.

Saúde Empresarial, por Redação

Idosos podem estar usando medicamentos em excesso

Cerca de 83% dos idosos brasileiros usam medicamentos regularmente.

Deixe seu Comentário:

=