Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/04/2012

Banco reduz projeção inflacionária brasileira para 5,1% em 2012

Apesar da recuperação, mesmo que lentamente, da economia brasileira, o Banco Itaú reduziu a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2012 para 5,1%, ante a previsão de 5,5%. De acordo com o economista-chefe, Ilan Goldfjan, a revisão reflete a inflação mais baixa no primeiro trimestre e também as novas hipóteses sobre o reajuste nos preços do diesel.

Por sua vez, para 2012 o Itaú mantém uma expectativa de aumentos modestos nos preços administrados. "Estimamos 3,3% de aumento, contribuindo com cerca de 1 ponto percentual para a desaceleração do IPCA em 2012".

Para 2013, o Itaú reduziu ligeiramente a projeção de inflação para 5,6%, antes era de 5,7%, por conta de uma inércia menor devido à revisão de inflação neste ano. O banco acredita que os preços administrados provavelmente subirão 5% em um contexto de mercado de trabalho apertado de forte demanda, devendo manter a inflação de serviço em torno de 8% no próximo ano.

Selic
O economista-chefe destaca no relatório que o Banco Central sinalizou a intenção de encerrar o ritmo de queda da taxa básica de juro em 9%, cenário já utilizado pelo banco desde outubro do ano passado. No entanto, a inflação tem "surpreendido para baixo".

O economista lembra que, em dezembro, o BC projetava inflação em torno de 1,8% no primeiro trimestre, em março a estimativa caiu para cerca de 1,5% e o número final ficou em apenas 1,2%. Mesmo antes do resultado de março, o cenário de referência do BC já contemplava inflação de 4,4% neste ano. Sendo assim, é possível que a percepção do BC sobre o cenário de inflação tenha melhorado desde então.

Por fim, no cenário do Itáu, a Selic permanece em 9,0% até o início de 2013. "O risco de alta da inflação poderá levar o BC a agir. Primeiro, com medidas macroprudenciais. Em seguida, com os juros, levando a Selic a 10,5%", afirma.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Internet: 33% dos brasileiros acessam a rede de casa

No Brasil 33% das pessoas têm acesso a internet em casa, segundo revela pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgada nesta quarta-feira (16).

Notícias Gerais, por Redação

Contribuinte deve ficar atento ao prazo para corrigir pendências na declaração

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo para corrigir eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda, para não cair na malha fina.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias fecham em alta com acordo da UE

As ações europeias subiram nesta sexta-feira na tentativa de um rali de alívio, recuperando a maior parte das perdas da sessão anterior depois que a maioria dos líderes europeus concordou em trabalhar na direção de uma disciplina orçamentária mais rígida.

Deixe seu Comentário:

=