Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/04/2012

Banco reduz projeção inflacionária brasileira para 5,1% em 2012

Apesar da recuperação, mesmo que lentamente, da economia brasileira, o Banco Itaú reduziu a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2012 para 5,1%, ante a previsão de 5,5%. De acordo com o economista-chefe, Ilan Goldfjan, a revisão reflete a inflação mais baixa no primeiro trimestre e também as novas hipóteses sobre o reajuste nos preços do diesel.

Por sua vez, para 2012 o Itaú mantém uma expectativa de aumentos modestos nos preços administrados. "Estimamos 3,3% de aumento, contribuindo com cerca de 1 ponto percentual para a desaceleração do IPCA em 2012".

Para 2013, o Itaú reduziu ligeiramente a projeção de inflação para 5,6%, antes era de 5,7%, por conta de uma inércia menor devido à revisão de inflação neste ano. O banco acredita que os preços administrados provavelmente subirão 5% em um contexto de mercado de trabalho apertado de forte demanda, devendo manter a inflação de serviço em torno de 8% no próximo ano.

Selic
O economista-chefe destaca no relatório que o Banco Central sinalizou a intenção de encerrar o ritmo de queda da taxa básica de juro em 9%, cenário já utilizado pelo banco desde outubro do ano passado. No entanto, a inflação tem "surpreendido para baixo".

O economista lembra que, em dezembro, o BC projetava inflação em torno de 1,8% no primeiro trimestre, em março a estimativa caiu para cerca de 1,5% e o número final ficou em apenas 1,2%. Mesmo antes do resultado de março, o cenário de referência do BC já contemplava inflação de 4,4% neste ano. Sendo assim, é possível que a percepção do BC sobre o cenário de inflação tenha melhorado desde então.

Por fim, no cenário do Itáu, a Selic permanece em 9,0% até o início de 2013. "O risco de alta da inflação poderá levar o BC a agir. Primeiro, com medidas macroprudenciais. Em seguida, com os juros, levando a Selic a 10,5%", afirma.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS muda regras de perícia para auxílios doença e acidente

O INSS pôs em prática, ontem, novas regras para a marcação e a realização de perícias médicas para a concessão ou a renovação de aposentadorias por invalidez e auxílios doença e acidente.

Notícias Gerais, por Redação

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Oposição protocola requerimento para convocação de Mantega

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) protocola nesta terça-feira (7) requerimento que pede a convocação do ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos quanto às "recentes mudanças na cúpula da Casa da Moeda".

Notícias Gerais, por Redação

BC: mercado espera crescimento de 2,92% do PIB em 2011

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011 deve ser de 2,92%, segundo mediana de analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) na última semana.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto quer evitar levar questão da DRU ao Supremo

O Palácio do Planalto não quer correr o risco de levar a tramitação da emenda que prorroga a DRU (Desvinculação das Receitas da União) no Senado para ser discutida no STF (Supremo Tribunal Federal) e decidiu não agrupar as duas propostas que tratam do tema na Casa.

Deixe seu Comentário:

=