Publicado por Redação em Vida em Grupo - 31/03/2014

Cláusula que prevê a rescisão de seguro de vida firmado em grupo é legal

 A cláusula no contrato de seguro de vida que prevê a rescisão unilateral do benefício, desde que firmado na modalidade em grupo, não é abusiva. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que discordou do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) no julgamento de um caso envolvendo a Sul América Seguros de Vida e Previdência S/A.
 
No entendimento do tribunal gaúcho, a cláusula que prevê a não renovação do seguro seria abusiva, por conferir vantagem excessiva e desproporcional. No recurso, a Sul América citou a jurisprudência do STJ, firmada no julgamento do Recurso Especial 880.605, segundo a qual não há abusividade em cláusula de não renovação de contrato de seguro de vida, quando feito em grupo.
 
O ministro do Supremo e relator do processo, Luis Felipe Salomão, reconheceu que, tratando-se de seguro contratual em grupo, o entendimento sobre rescisão unilateral é diferente dos seguros individuais. Destacou, ainda, a tese jurídica aplicada no precedente citado pela Sul América, na qual ficou estabelecido que:
 
“No contrato por prazo determinado, a seguradora arca com os riscos daquele período. Ocorrendo a hipótese prevista, deve pagar a cobertura. Não ocorrendo, não se estabelece inadimplemento contratual por parte da seguradora. Dessa forma, também não faria sentido devolver os valores pagos ou parte deles, nem mesmo obrigar a manutenção do vínculo”.
 
O entendimento pela reforma do acórdão foi acompanhado, por unanimidade, pelos ministros da Quarta Turma.

Fonte: http://www.previdenciatotal.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Muito além de corretagem: Victory Apresenta novo conceito de consultoria de benefícios no CONARH

Durante o CONARH – 39º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, em São Paulo, a Victory Consulting vai apresentar em seu estande um novo conceito de consultoria de corretagem. 

Vida em Grupo, por Redação

Ter hábitos de idoso aos 20 anos nem sempre é problema, dizem terapeutas

Se você não é assim, provavelmente conhece alguém que apresenta tal característica: simplesmente parece desajustado com sua época. Gostos, hábitos, atitudes e valores estão mais próximos dos de seus pais e avós do que de seus pares e amigos.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro: diferença entre de vida e de acidentes

A principal distinção entre as duas modalidades está ligada à abrangência da cobertura básica

Vida em Grupo, por Redação

Aumento de renda e da expectativa de vida favorecem seguro e previdência

Em todo o mundo, e também no Brasil, as pessoas estão vivendo mais. Em 2010, havia 865 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Em 2050, haverá 24 bilhões de pessoas nessa faixa etária.

Deixe seu Comentário:

=