Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/08/2011

CNS concede parecer favorável à criação da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos

Nesta quarta-feira, (10), o Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, concedeu um parecer favorável à criação do curso de medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, ligada ao Hospital de Câncer de Barretos e idealizada pelo diretor-geral da instituição, Henrique Prata.

Segundo Prata, foi feito um investimento de R$18 milhões realizado há quatro anos e há dois anos a faculdade está pronta. “Durante esse período, estava sofrendo uma angústia imensa, pois atualmente existem várias especialidades que temos carência. Estou feliz que existe um espírito de mudança para vir de encontro com a falta de profissionais no País”

O executivo conta que o motivo que o levou a investir na criação de uma faculdade de medicina foi a intenção de formar profissionais capacitados e dar continuidade ao trabalho realizado pelo hospital. “Em nossas avaliações, tivemos nota máxima em todas as etapas, e fomos considerados uma faculdade com conceito de excelência”.

Mesmo com a vinculação ao Hospital do Câncer, a faculdade tem como objetivo formar médicos generalistas e não apenas profissionais que atuem na esfera ontológica.

O diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos conta que o ministro da saúde, Alexandre Padilha esteve presente no local e elogiou o projeto. “Acredito que a opinião da Padilha foi um fator determinante na ajuda do processo”.

De acordo com Prata, a falta de médicos no mercado é um problema visível para as autoridades. “Tanto o ministro da saúde como a presidente Dilma Rousseff têm a consciência de que a falta de bons profissionais pode piorar nos próximos anos, por isso, é importante tomar providências que revertam essa situação”.

Com a aprovação prévia, o projeto será encaminhado para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e para o Conselho Nacional de Educação do MEC (Ministério da Educação). E, na etapa final, será submetido à homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Fonte: saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Como caminha a medicina translacional no Brasil

O fisiologista Eduardo Moacyr Krieger, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), coordena uma série de iniciativa em prol da pesquisa integrada para aplicação na saúde pública 

Saúde Empresarial, por Redação

Novas vacinas podem livrar o Brasil da dengue, prevê Ministério

O desenvolvimento de uma bactéria que contamina o mosquito Aedes aegypti, aliado à aplicação de vacinas contra a dengue, podem erradicar a doença no Brasil dentro de cinco a dez anos.

Saúde Empresarial, por Redação

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina,

Saúde Empresarial, por Redação

ANS estuda abaixar preço de planos de saúde para idosos

A Agência nacional de Saúde Suplementar (ANS) juntamente com as operadoras de planos de saúde todos país estão buscando uma forma para conseguir reduzir o preço da mensalidade para todos os beneficiários com idade superior a 59 anos.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da USP fecha contrato com holding de logística TPC

Empresa será responsável por toda a movimentação de materiais do Hospital Universitário

Deixe seu Comentário:

=