Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/02/2012

Consumo de energia sobe 1,8% em janeiro no país

O consumo de energia em janeiro no Brasil cresceu 1,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 59.445 megawatts-médios, segundo dados do Operador Nacional do Sistema.

O cresimento moderado foi influenciado principalmente pelo baixo desempenho das regiões do país reunidas no sub-sistema Sudeste/Centro-Oeste.

Segundo o ONS, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste recebeu carga de energia apenas 0,1% maior em janeiro deste ano em relação a janeiro do ano passado, devido a temperaturas mais amenas e às fortes chuvas que atingiram a região e provocaram a paralisação de alguns segmentos industriais pela dificuldade de obtenção de matérias primas, escoamento de produção e também por danos causados às instalações industriais e à infraestrutura de serviços públicos nos municípios.

Em contrapartida, a grande procura de turistas pela região Nordeste por conta do verão garantiu um crescimento de 8,5% na demanda por energia desse subsistema, puxada por hospedagem, alimentação e varejo.

O aumento do consumo também foi alavancado por uma base de comparação mais fraca em 2011, devido ao grande volume de chuvas ocorrido em alguns Estados da região.

O subsistema Sul teve crescimento de 1%, refletindo os efeitos das condições climáticas semelhantes ao do ano anterior, com demanda de maior carga para refrigeração e irrigação nos dois anos.

No subsistema Norte o crescimento foi de 5,8%, impulsionado pela produção de empresas eletrointensivas.
2011.

O ONS confirmou o crescimento de 3,4% do consumo de energia em 2011, 58.347 megawatts-médios, que já haviam sido divulgados preliminarmente em janeiro pelo órgão. O consumo de energia subsistema Sudeste-Centro-Oeste subiu 3,3% no ano passado; no Sul, 5,2%; no Nordeste, 1,1% e no Norte, 4,5%.

Fonte:www.folha.uol.com.br|06.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera estável, com destaque para balanços trimestrais

O Ibovespa opera perto da estabilidade na manhã desta sexta-feira (23), em leve queda de 0,06%, para 65.786 pontos, após iniciar o pregão regular em alta.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 1,10% na abertura; dólar marca R$ 1,75

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) oscila em terreno positivo nos primeiros negócios registrados nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=