Publicado por Redação em Dental - 27/08/2014

Refrigerante zero também prejudica os dentes

Os refrigerantes podem ser perigosos para os dentes devido à presença de açúcar e por possuir um pH ácido; ambos podem aumentar a incidência da cárie. Porém, a cárie dentária é uma doença multifatorial, ou seja, depende de alguns fatores em conjunto para ocorrer.

Esses fatores são:

- Dieta: é determinada pela presença de carboidratos, principalmente sacarose na alimentação. Como açúcar, bolachas, doces e refrigerantes.
- Suscetibilidade: pode ser determinada por fatores extrínsecos e intrínsecos. Extrínsecos são os fatores de estrutura sociocultural como ambientais e locais. Pessoas de Nova Iorque em comparação ao Tibet, por exemplo. Já os intrínsecos têm como exemplo, aspectos hereditários e imunológicos.
- Microrganismos: relacionado à presença de bactérias na cavidade bucal, principalmente do estreptococos mutans.

O fator dieta é participativo e não determinante para desenvolver cárie, logo, consumir refrigerante pode contribuir, mas não desenvolve a cárie por si só. Além do açúcar, há o ácido carbônico que é o responsável pelo gás nos refrigerantes. Ele provoca desmineralização do esmalte, o que facilita o desgaste dental, como a abfração dentária. Ou seja, refrigerante zero, que não contém açúcar, também pode prejudicar os dentes.

O refrigerante é uma bebida muito consumida por todos, principalmente pelas crianças. O ideal é substituir por sucos naturais sem açúcar ou água, para saciar a sede. Independente da bebida escolhida na dieta, o ideal é sempre escovar e passar fio dental nos dentes após as refeições e procurar o seu dentista, no mínimo, de seis em seis meses.

Fonte: Portal Yahoo - Por Alexandre Morita


Posts relacionados

Dental, por Redação

Com vários eventos, avança o atendimento à saúde bucal

Recentemente uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMG), realizada entre os anos de 2003 e 2010, apontou melhorias nos cuidados dos brasileiros com a saúde dos dentes.

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=