Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/02/2015

Desemprego em janeiro é de 5,3%, o maior desde setembro de 2013, diz IBGE

A taxa de desemprego chegou a  5,3% em janeiro, alta em relação a dezembro, quando foi de 4,3%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando era de 4,8%, o índice também teve aumento. A taxa em janeiro é a maior registrada desde setembro de 2013, quando chegou a 5,4%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (26) e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego).

Pesquisa da Reuters apontava expectativa para a taxa de desemprego de 5% em janeiro, segundo a mediana de 25 projeções, que foram de 3,83% a 5,4%.
IBGE divulga duas pesquisas mensais de emprego

A PME é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A pesquisa não inclui no cálculo de desemprego pessoas que não estão trabalhando e não procuraram emprego nos 30 dias anteriores à semana em que os dados são recolhidos.

Em 2015, serão duas pesquisas mensais sobre mercado de trabalho do instituto. Além da PME, o IBGE divulgará também a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios) Contínua Mensal, que inclui dados de cerca de 3.500 municípios.

O instituto ainda mantém a PME porque a Pnad Contínua começou em 2012 e a série histórica é considerada pequena. A primeira Pnad Contínua Mensal será divulgada no dia 12 de março, com dados de janeiro deste ano.

Além das pesquisas mensais, o IBGE vai manter a Pnad Contínua, com dados trimestrais. Na última, referente ao 4º trimestre de 2014, a taxa de desemprego registrada foi de 6,5%.

Fonte: UOL (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Grupo BB e Mapfre se prepara para operar com microsseguros

O Grupo BB e Mapfre está se preparando para colocar no mercado os primeiros seguros voltados à população de baixa renda. O Grupo já possui produtos em fase de desenvolvimento, de acordo com as regras definidas nas recentes circulares.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IPC-S avança para 0,40% na 1ª semana de agosto, diz FGV

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou para 0,40% na primeira quadrissemana de agosto, de 0,22% registrado na última semana de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil atrai 5% do total de investimentos produtivos, diz jornal

O Brasil deverá receber cerca de 5% do total de novos recursos provenientes de aplicações feitas em escala mundial por empresas multinacionais, de acordo com projeções da Sociedade Brasileira de Estudos e Empresas Transnacionais (Sobeet) divulgadas nesta segunda pelo jornal Folha de S.Paulo.

Deixe seu Comentário:

=