Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/06/2014

Dia de abertura da Copa terá protestos em sete cidades-sede

Pelo menos sete capitais têm protestos marcados por diversos movimentos no primeiro dia da Copa do Mundo. Nenhum deles, porém, deve ter a adesão popular das manifestações de junho do ano passado.

Em São Paulo, o coletivo Se Não Tiver Direitos Não Vai Ter Copa, formado por movimentos sociais distintos, prepara um ato contra o Mundial, às 10h, na estação Carrão do Metrô (zona leste).

O grupo, que espera reunir 3.000 pessoas, pretende marchar em direção ao Itaquerão, onde, às 17h, será realizada a partida de abertura da Copa.

"Este vai ser o grande dia. Muita gente estava se guardando para ele, inclusive pessoas que tinham medo de serem perseguidas se continuassem aparecendo em outros atos", diz Rafael Padial, membro do grupo de extrema-esquerda Território Livre.

No mesmo dia, o Comitê Popular da Copa, com apoio de sem-teto, organiza o Manifest, um ato, às 14h, na Luz. Marina Mattar, membro do comitê, diz que o grupo não fará uma marcha para evitar a repressão. "O governo espera que a gente saia às ruas e eles estarão preparados".

Uma semana depois, no dia 19, o Movimento Passe Livre, protagonista dos protestos de 2013, organizará o ato Não Vai Ter Tarifa, pela tarifa zero, na avenida Paulista. Além de São Paulo, estão previstas manifestações em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora (MG), Porto Alegre e Recife.

No Rio, haverá dois protestos, um no Centro e outro na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, perto da Fifa Fan Fest da cidade.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência cai, mas taxa de juros sobe para 26,5%

A taxa média de juros com recursos livres --empréstimos concedidos pelos bancos de acordo com as condições de mercado-- ficou em 26,5% em junho, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação a maio, informou o Banco Central nesta terça-feira (25).

Notícias Gerais, por Redação

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Gastos de brasileiros no exterior aumentam mais de 30% em fevereiro

As despesas dos turistas brasileiros no exterior registradas em fevereiro deste ano aumentaram 30,98% em relação às de fevereiro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil gastou US$ 3,2 bi em ajuda internacional, segundo Ipea

O Brasil passou da condição de recebedor, no passado, para doador de recursos a fundo perdido, em ajudas internacionais. A conclusão é do levantamento "O Brasil e os Fundos Multilaterais de Desenvolvimento", divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Notícias Gerais, por Redação

Brasileira Embraer é alvo de protecionismo nos EUA

A Embraer se tornou alvo de uma campanha protecionista nos Estados Unidos, cujo objetivo é impedi-la de vencer um contrato da Força Aérea americana de quase US$ 1 bilhão, informa reportagem de Patrícia Campos Mello publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Deixe seu Comentário:

=