Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/04/2013

Dieese sugere imposto sobre fortunas e bens supérfluos

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo". A publicação pede que a maior carga de impostos incida sobre quem tem mais condições de pagá-la.

Entre as propostas do Dieese estão a tributação de bens supérfluos de luxo - como bebidas alcoólicas e cigarros, alcançando itens como joias e perfumes - e a cobrança do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de aeronaves e embarcações, já que, segundo o Dieese, "quem é dono de um iate ou de um jatinho, nada recolhe".
 
Outro ponto pedido pelo Dieese é a criação de um imposto sobre grandes fortunas, dando o exemplo da França, onde famílias com patrimônio líquido acima de 790 mil euros pagam este tipo de imposto. O departamento ainda afirma que "no Brasil, há dispositivos seguros para se determinar o conceito de 'grande fortuna' e quem nele se insere".
 
A cartilha ainda pede o aperfeiçoamento do sistema de tributação como a correção da tabela do Imposto de Renda de forma a melhorar sua progressividade, já que "o peso maior dos tributos recai sobre o assalariado de menor renda", e também o aumento dos impostos sobre propriedades da terra. O caderno sugere também a desoneração permanentemente da cesta básica.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo fica negativo em março com saída no dia 6

O saldo de investimento externo na Bovespa passou para negativo em março até o dia 6, para perto de 295 milhões de reais, ante um resultado positivo de R$ 62,3 milhões até o dia anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Com crise, governo protegerá mais a indústria-Mantega

Ao enxergar crescimento econômico mais fraco neste e no próximo ano em função da crise econômica internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá tomar medidas de defesa comercial para proteger o combalido setor industrial da inundação de produtos importados mais baratos.

Notícias Gerais, por Redação

Setor público cumpre 93% da meta de economia para o ano

União, estatais e governos estaduais e municipais economizaram, juntos, R$ 13,95 bilhões no mês de outubro. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Banco Central, no ano,

Deixe seu Comentário:

=