Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/03/2012

Economia brasileira cresce 2,7% em 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010, informou nesta terça-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam uma expansão entre 2,60% a 3%, e ficou abaixo da mediana projetada de 2,80%. Segundo o instituto, o PIB de 2011 em valores correntes somou R$ 4,143 trilhões.

O PIB registrou aumento de 0,30% no quarto trimestre de 2011 contra o terceiro trimestre do mesmo ano. O resultado também veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas (de queda de 0,20% a alta de 0,70%) e ficou acima da mediana projetada positiva de 0,20%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o PIB apresentou alta de 1,40%, dentro das estimativas do AE Projeções, que variavam de uma alta de 0,80% a 1,90%, com mediana de 1,50%.

O PIB da indústria caiu 0,5% no quarto trimestre de 2011, ante o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o PIB da indústria caiu 0,4% no quarto trimestre de 2011. Em 2011, o PIB da indústria subiu 1,6% ante 2010.

O PIB da agropecuária subiu 0,9% no quarto trimestre do ano passado ante o terceiro trimestre de 2011. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o PIB da agropecuária teve alta de 8,4% no último trimestre do ano passado. Com o desempenho fechado do quarto trimestre de 2011, o PIB da agropecuária encerrou o ano passado com alta de 3,9% ante o resultado de 2010.

O PIB de serviços mostrou alta de 0,6% no quarto trimestre de 2011 ante o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o PIB de serviços mostrou alta de 1,4% no quarto trimestre de 2011. Isso levou uma alta de 2,7% no PIB de serviços em 2011 em relação a um ano antes.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa a parcela de investimentos dentro do PIB, subiu 0,2% no quarto trimestre do ano passado ante o terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, a FBCF avançou 2% no quarto trimestre do ano passado. Isso conduziu a um resultado de alta de 4,7% no FBCF em 2011 em relação a 2010.

Consumo

O consumo das famílias subiu 1,1% no quarto trimestre de 2011, ante o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o consumo das famílias subiu 2,1% no quarto trimestre de 2011. Em 2011, o consumo das famílias subiu 4,1% ante 2010. O consumo do governo subiu 0,4% no quarto trimestre de 2011 ante o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o consumo do governo subiu 1,3% no quarto trimestre de 2011. No acumulado de todo o ano passado, o consumo do governo cresceu 1,9% ante o ano anterior.

Comércio exterior

As exportações brasileiras subiram 1,9% no quarto trimestre de 2011 ante o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, as exportações subiram 3,7% no quarto trimestre de 2011. Em 2011, as exportações subiram 4,5% ante 2010.

No caso das importações, houve alta de 2,6% no quarto trimestre de 2011 contra o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, houve aumento de 6,4% nas importações no quarto trimestre de 2011. Com isso, as importações subiram 9,7% em 2011 contra 2010.

Fonte: diariodonordeste.globo.com


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Procon dá dicas para evitar prejuízos ao consumidor idoso

Atualmente, há empresas que se aproveitam da falta de conhecimento do consumidor idoso parta induzi-lo a assinar contratos de financiamento e outros documentos que podem comprometer o orçamento mensal do idoso.

Notícias Gerais, por Redação

G20 lançará plano para fortalecer compromissos de ajuda ao FMI

Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20.

Notícias Gerais, por Redação

BM&FBovespa vai sugerir ao governo mudanças em IR sobre ações

A BM&FBovespa vai apresentar ao governo ainda este ano um projeto que sugere mudanças na declaração e tributação nos ganhos de investidores com operações de curto prazo no mercado de ações, segundo o presidente da instituição.

Deixe seu Comentário:

=