Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/11/2013

Economia brasileira encolheu 0,12% no 3º trimestre, segundo BC

A economia brasileira registrou leve queda de 0,01% de agosto para setembro e, com isso, encolheu 0,12% no terceiro trimestre em relação ao segundo, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (14). Na comparação com o mesmo trimestre de 2012, o indicador teve uma alta de 2,32%.

O Banco Central fez um pequeno ajuste no dado de agosto, de alta de 0,08% para 0,09%.

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual. O IBGE divulga os dados sobre o PIB do terceiro trimestre em 3 de dezembro.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O IBC-Br mostrou alta de 3,33% em setembro ante igual período do ano passado, na série sem ajuste. Considerando a sazonalidade, foi verificado avanço de 2,68%. E nos 12 meses acumulados até setembro, o aumento foi de 2,48%, com ajuste sazonal e alta de 2,49% sem ajuste. No ano, o crescimento é de 2,82% (sem ajuste) e de 2,89% considerada a sazonalidade.


PIB cresceu 1,5% no 2º trimestre

A fraqueza da economia brasileira no terceiro trimestre depois do surpreendente desempenho do Produto Interno Bruto entre abril e junho.

No segundo trimestre, o PIB registrou o maior crescimento em mais de três anos ao expandir 1,5% na comparação com os três primeiros meses do ano.

No Relatório de Inflação de setembro, o BC rebaixou sua previsão de crescimento para o ano de 2,7% para 2,5%. Os analistas consultados para a confecção do boletim Focus também estimam avanço de 2,50%.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de avanços, Brasil continua em baixa em índices globais

Em 2011, o Brasil melhorou sua posição na maioria dos rankings internacionais que medem diferentes aspectos do desenvolvimento, mas, por trás de pequenos avanços, o País ainda tem desempenho fraco quando comparado a nações do chamado mundo desenvolvido.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem de olho em impasse de dívida nos EUA

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com incerteza continuada sobre como os líderes da zona do euro responderão às dificuldades dos bancos, enquanto os políticos dos Estados Unidos aparentemente fracassavam em acertar uma redução de déficit.

Notícias Gerais, por Redação

Para importador, IPI maior vai reduzir vagas na indústria local

O presidente da Abeiva (associação dos importadores de veículos), José Luiz Gandini, afirmou que a decisão do governo brasileiro de aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 30 pontos percentuais pode reduzir postos de trabalho na indústria local.

Deixe seu Comentário:

=