Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/07/2012

Empresas deverão informar ao funcionário valor recolhido ao INSS

A partir desta quarta-feira as empresas e órgãos públicos estão obrigados a informar seus trabalhadores sobre os valores recolhidos com o pagamento de benefícios previdenciários. A obrigação é mensal e será feita por meio de documento, mas ainda é preciso uma lei que regulamente como isso será feito. A medida foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, ainda não há prazo para a regulamentação sair. "Essa medida vai ajudar a evitar surpresas quando o trabalhador sai de uma empresa", explicou o secretário, se referindo a episódios em que o empregado descobre que não tem direito ao benefício porque a empresa não recolheu o INSS.

Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal já têm acesso às informações pela internet. Nos demais bancos, os dados não estão disponíveis, mas o beneficiário pode ir a uma agência do INSS para verificar seu extrato. "A empresas também informam nos contracheques o valor abatido do salário para o pagamento do INSS, mas isso não significa que o montante foi recolhido pelas empresas", explicou o Leonardo Rolim.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo estima 1 bilhão de aparelhos com acesso à internet em 2020

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo estima que o número de dispositivos M2M (máquina à máquina)

Notícias Gerais, por Redação

Juros não podem ultrapassar 2,14%

Instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não poderão cobrar mais de 2,14% de juros ao mês.

Deixe seu Comentário:

=