Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/05/2011

Especialistas ensinam a melhorar o equilíbrio e evitar tontura e vertigem

Equilíbrio é algo fundamental para andar, correr, passear de bicicleta, patins ou skate, e mesmo para ficar parado em pé.

E um bom desempenho exige que o cérebro, o tato, a musculatura, a visão e os dois labirintos (órgãos ligados à audição e percepção espacial) funcionem bem.

Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta sexta-feira (13) convidou a neurologista Cristiana Borges Pereira e o preparador físico José Rubens D'Elia, que ensinou exercícios para aprimorar o desempenho, andar em linha reta e parar em um pé só sem tropeçar nem esbarrar em nada.

A médica explicou o que causa vertigem, tontura e labirintite – e como evitá-las. Para evitar quedas, alguns sentidos devem estar em perfeita sintonia. Cristiana também esclareceu por que as pessoas sentem vertigem ao ficar em um lugar muito alto, como o topo de um prédio, mirante ou montanha. Mas, segundo ela, essa situação é temporária e passa depois que o indivíduo se acostuma.

Além disso, a neurologista comentou por que há a sensação de movimento quando estamos parados, dentro de um carro, ao lado de outro que sai do lugar.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, os apresentadores Fernando Rocha e Mariana Ferrão testaram o equilíbrio de voluntários, ao lado do professor de biomecânica Luis Mochizuki, da USP. Fernando andou de skate e Mariana pôs patins para avaliar a própria performance.

No estúdio, participaram ainda os garçons Wilson Andrade da Silva e Luís Pereira Araújo, que junto com Mariana e Fernando andaram em linha reta para equilibrar bandejas com garrafas de água. Além deles, esteve presente a jornalista Cristiane Di Renzo, que contou como eram suas crises de labirintite.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 13.05.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Dormir poucas horas por dia pode encurtar tempo de vida

Milhões de pessoas prejudicam a própria saúde, sem terem consciência disso, por não dormirem o suficiente.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos exclusivos do SUS terão de ser identificados

Todos os medicamentos adquiridos das indústrias farmacêuticas para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que ser devidamente identificados. O objetivo é criar um mecanismo que ajude a coibir desvios e a comercialização indevida desses remédios.

Saúde Empresarial, por Redação

Educação alimentar traz saúde e vitalidade

A educação alimentar deve começar bem cedo. Os pais não podem deixar que os hábitos alimentares errados e o sedentarismo façam parte da vida de seus filhos, abrindo caminho para vários problemas de saúde.

Deixe seu Comentário:

=