Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/09/2012

Atividade econômica brasileira cresce 0,42% em julho, diz BC

O índice que mede o desempenho da atividade econômica brasileira apontou crescimento de 0,42% em julho na comparação com junho, segundo divulgou nesta sexta-feira o Banco Central (BC). O índice de atividade econômica IBC-Br é considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. Em junho, o indicador havia subido 0,75% ante maio, segundo dados dessazonalizados, na maior variação mensal desde março de 2011.

A alta é de 1,56% se o indicador for comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo dados dessazonalizados (que excluem a interferência de fatores temporais). De janeiro a julho, a atividade da economia brasileira acumula crescimento de 1,08%, e em 12 meses afoi observado avanço de 1,24%.

O IBC-Br ajuda a autoridade monetária a prever e antecipar como será o comportamento do PIB. O indicador também orienta o BC a definir a taxa básica de juros, Selic, que atualmente está em 7,5%. O índice é formado pelas previsões de crescimento da indústria, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos.

Desempenho da economia
Nessa quinta-feira, o Ministério da Fazenda reduziu de 3% para 2% a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012. A queda se deve ao desempenho do primeiro semestre do ano, abaixo das expectativas do governo. Pelo mesmo motivo, o Banco Central também reduziu a previsão de crescimento do PIB de 3,5% para 2,5%. Para o Ministério do Planejamento, o PIB terá alta de 3% em 2012. Já economistas do mercado financeiro, consultados pelo BC, têm previsão ainda mais baixa, com 1,6%, segundo pesquisa divulgada na última segunda-feira.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Auditores fiscais da Receita vão paralisar atividades por 48 horas

Os auditores fiscais da Receita Federal vão parar de trabalhar por 48 horas a partir desta quarta-feira. A medida é um protesto "contra a dificuldade de negociação" com o governo, informou nota do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IPC-S recua para 0,58% no início de abril, diz FGV

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) foi de 0,58% na semana encerrada em 7 de abril, informou a Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação do consumidor nas capitais de 2011 fica em 6,3% e supera marca de 2010

A inflação do consumidor nas capitais brasileiras, medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), encerrou 2011 em 6,36%, patamar maior que o registrado em 2010, quando a elevação dos preços ficou em 6,24%.

Notícias Gerais, por Redação

Trabalhadores dos Correios derrubam acordo e greve continua

Os trabalhadores dos Correios derrubaram o acordo fechado ontem entre a empresa e o comando de greve e decidiram manter a paralisação, que já dura 21 dias.

Deixe seu Comentário:

=