Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/06/2011
FDA aprova equipamento PET/MRI
O U.S. Food and Drug Administration (FDA), espécie de Anvisa brasileira, aprovou o Sistema de Ressonância Biograph mMR para uso nos Estados Unidos. É o primeiro equipamento aprovado que utiliza simultaneamente o “Positron Emission Tomography” (PET) e ressonância magnética (MRI) scan nos EUA.
PET/computer tomography (CT) scanners são bem conhecidos. Mas, segundo o FDA, o novo equipamento, fabricado pela Siemens, oferece vantagens em relação ao PET CT, incluindo “imagiamento simultâneo, redução do uso de radiação ionizante e incremento de contraste na avaliação de tecidos moles”.
De acordo com o Ph.D. e diretor da Office of In Vitro Diagnostic Device Evaluation e Safety no FDA’s Center for Devices and Radiological Health, Alberto Gutierrez, a minimização de alterações de posição do paciente possibilita ao médico maior facilidade na comparação das imagens obtidas e auxilia na obtenção de informação com maior acurácia possível.
O equipamento foi aprovado recentemente para venda na Europa.
Similarmente ao PET/CT, o Biograph mMR usa PET para observar orgãos e partes moles, porém, segundo técnicos do FDA, com a maior acurácia da ressonância, o que possibilita ao médico a obtenção de maior número de informações sobre as condições do paciente. A agência adicionalmente informou que a não utilização de radiação ionizante pela Ressonância Magnética do Biograph System reduz significantemente as doses de exposição às quais o paciente é exposto. Ainda de acordo com o FDA, o uso decrescente de radiação é significante para determinados segmentos da população como crianças e pacientes que necessitam de avaliações sucessivas.
O Biograph mMR system é indicado para qualquer paciente que necessita um diagnóstico com imagens obtidas através do PET ou RM, apesar dos pacientes portadores de marca-passo , desfibriladores e outros implantes eletrônicos terem contra indicação para o exame , a não ser que tenham sido instalados já de forma preparada a manter seu uso sob ambiente de fortes campos magnéticos.
*Com informações do portal Radiology
Fonte: saudeweb.com.br | 30.06.11
Posts relacionados
Pacientes do SUS vão fazer exames no Sírio e HCor
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo firmou parceria com a Siemens Healthcare e instituições privadas, como Sírio, HCor, Dasa e Cetrus, para beneficiar três mil e quinhentos usuários da rede pública
Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro
Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,
MS: Auditoria encontra rombo de R$ 18 milhões na saúde em Dourados
Desfalque teria acontecido entre os anos de 2007, 2008 e 1º semestre de 2009 devido a irregularidade da gestão dos recursos







