Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/05/2012

FGV: inflação semanal acelera para 0,57%; alimentos sobem

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou para uma alta de 0,57% na primeira quadrissemana de maio, depois de encerrar abril com elevação de 0,52%, segundo informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Quatro dos oito grupos que compõem o indicador aceleraram a alta de preços, sendo que o destaque ficou com Alimentação (de 0,38% para 0,53%), Educação, Leitura e Recreação (0,09% para 0,37%), Despesas Diversas (3,50% para 4,24%) e Saúde e Cuidados Pessoais (1,03% para 1,08%).

Nestas classes de despesa destacaram-se os comportamentos de carnes bovinas (-1,27% para -0,58%), passagem aérea (-7,22% para -2,78%), cigarros (9,66% para 11,01%) e medicamentos em geral (1,92% para 2,45%). Registraram decréscimo nas taxas de variação os grupos Transportes (0,33% para 0,24%), Habitação (0,42% para 0,41%), Vestuário (0,55% para 0,43%) e Comunicação (0,08% para 0,01%).

Também nesta terça-feira, a FGV divulgou o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), que subiu 1,02% em abril, ante elevação de 0,56% em março. Na quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados de abril do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - que serve de referência para a meta oficial de inflação. A meta oficial de inflação é de 4,5% pelo IPCA.

Pesquisa da Reuters mostrou que a inflação provavelmente acelerou em abril. De acordo com a mediana de 21 previsões coletadas, o IPCA deve ter subido 0,59% no mês passado, ante 0,21% em março. As projeções variaram entre 0,55% e 0,65%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita quer sistema de fiscalização de antidumping

O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil, Ernani Argolo Checcucci Filho, afirmou, nesta segunda-feira, que o órgão estuda implantar um sistema específico de fiscalização de antidumping.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto

Notícias Gerais, por Redação

Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP

gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Notícias Gerais, por Redação

Correios recorrem ao TST para acabar com a greve

Os Correios e os grevistas resolverão no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os termos do fim da paralisação. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve realizaram assembléias em vários Estados do país e decidiram pela manutenção da greve.

Deixe seu Comentário:

=