Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/12/2014

Inflação vai "castigar economia" em 2015, diz Fecomercio-SP


 Diante dos ajustes na economia esperados para o ano que vem, os consumidores devem evitar novos endividamentos e os bancos devem seguir seletivos na concessão de empréstimos, com o saldo das operações de crédito encerrando 2015 estável ante 2014, estimou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) nesta segunda-feira.
O resultado representará uma diminuição de ritmo ante a alta de 5% nas operações de créditoprevista pela entidade para este ano.
Em comunicado, a Fecomercio-SP lembrou que essas operações estavam em expansão desde março de 2011, quando o Banco Central adotou nova metodologia para calculá-las.
Um dos principais pilares para o aumento do consumo, o crédito vem ficando mais caro no país, com a taxa básica de juros sendo elevada para conter o avanço da inflação. Na última semana, oBanco Central elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,75% ao ano, ao maior nível em mais de três anos.
A Fecomercio-SP estimou que juros, inflação e pessimismo continuão "castigando a economia" no próximo ano, desenhando um cenário de "certo pessimismo".
Para a massa de rendimentos, a expectativa é de repetição do crescimento visto neste ano, com ganho de 1%. Já para as contratações no varejo, a entidade vê a manutenção do "ritmo lento" observado neste ano, na esteira de um pior desempenho das vendas.

Fonte: www.aserc.org.br

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas pagam 1ª parcela do 13º; confira os melhores investimentos

Até o dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário e quem está com as contas em dia e pretende investir esse dinheiro para uso em curto prazo deve optar por aplicações mais conservadoras, de acordo com especialistas.

Notícias Gerais, por Redação

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Perspectivas: saiba o que pode mexer com o mercado no 2º semestre

Após um início de ano bastante negativo, por conta da crise da dívida na Zona do Euro e de sinais de desaceleração da economia global, o que esperar para o segundo semestre de 2012? E

Notícias Gerais, por Redação

Governo registra superavit de R$ 1,78 bi em maio

O governo central (composto pelo Tesouro Nacional, Banco Central e INSS) registrou superavit primário de R$ 1,78 bilhão em maio, o que representa uma queda de 15,7% em relação a abril, quando o superavit foi de 11,2 bilhões.

Deixe seu Comentário:

=