Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/09/2011

Governo estuda usar dinheiro do pré-sal para saúde


O governo estuda como alternativa para o financiamento do setor de saúde o uso de royalties do petróleo a ser extraído do pré-sal. A ideia é que uma determinada quantia do dinheiro dos royalties entre no fundo do pré-sal e depois seja devolvido aos governos dos Estados para o financiamento à saúde.

O valor da parte dos royalties que será destinado à saúde dependerá de cálculos a serem feitos pela União e pelos Estados e da negociação a ser conduzida com os governadores. De acordo com a Agência Estado, a previsão é de que serão necessários R$ 30 bilhões anuais a mais com a regulamentação dos recursos para a saúde por parte de União, Estados e municípios, que deverá ser votada pela Câmara no dia 28.

Emenda 29

Aprovada em 2000, a Emenda 29 determina o mínimo que Estados e municípios devem gastar na área da saúde. Estados devem reservar pelo menos 12% de seu orçamento para saúde. Para municípios, o piso é de 15% do orçamento. A emenda, porém, não definiu um porcentual para a União.

Para que o piso fosse atingido, administradores passaram a considerar como gasto em saúde despesas como pagamento de plano de saúde para funcionários, obras de saneamento e até reformas de prédios públicos. A proposta aprovada no Senado define o que são gastos em saúde. Para evitar os artifícios de Estados e municípios, somente poderiam ser considerados gastos de saúde despesas definidas numa resolução do Conselho Nacional de Saúde de 2003.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 08.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma recebe credenciais de 20 novos embaixadores no Brasil

A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta quinta-feira (23), em cerimônia no Palácio do Itamaraty, as credenciais de 20 novos embaixadores estrangeiros. Na solenidade, que foi aberta apenas para imagem,

Notícias Gerais, por Redação

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em Paris para discutir crise

Os ministros de Finanças do G20 --grupo que reúne as principais economias industrializadas e os países emergentes-- e os representantes dos Bancos Centrais começam nesta sexta-feira em Paris uma reunião de dois dias sobre a crise da dívida na zona do euro, com foco na Cúpula do grupo que acontece no início de novembro.

Notícias Gerais, por Redação

Miriam Belchior tenta defender IPI maior para empresários

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) teve que defender a medida que elevou o IPI para carros importados, anunciada na semana passada, a uma plateia de empresários em São Paulo.

Deixe seu Comentário:

=