Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/05/2013

Inflação oficial tem alta de 0,55% em abril e volta para meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, apresentou variação de 0,55% em abril, 0,08 ponto percentual acima da taxa registrada em março, quando foi de 0,47%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Porém, na comparação anual, o índice apresentou queda, já que no mesmo mês de 2012, a taxa tinha sido de 0,64%. Nos últimos 12 meses, a inflação registra 6,49% - ligeiramente abaixo do teto da meta do governo, de até 6,5% ao ano.
 
De acordo com o IBGE, o reajuste autorizado pelo governo federal no preço dos remédios fez com que tais produtos liderassem o aumento da inflação, com alta de 2,99%. Outro destaque da alta foi os gastos com os empregados domésticos, que desacelerou para 1,25% em abril ante 1,53% em março, mas causou impacto de 0,05 ponto percentual no mês.
 
Dentre os grupos, Saúde e Cuidados Pessoais subiu 1,28% em abril ante 0,32% em março e registrou a maior variação do mês. Em segundo lugar vem Despesas Pessoais, que passou de 0,54% em março para 0,61% no mês passado. As despesas com Habitação também subiram de 0,51% oara 0,62%.
Já o grupo Alimentos - tido com o atual vilão da inflação no País - desacelerou para 0,96% em abril, após crescer 1,14% em março, mostrando assim a tendência de desaceleração nesses produtos, que teve início em janeiro, segundo o órgão.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil atinge marca de R$ 500 bilhões de tributos pagos

O Brasil atingiu nesta quarta-feira (2), a marca de R$ 500 bilhões de tributos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano, revelam dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Notícias Gerais, por Redação

Dinheiro ainda é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros

O dinheiro ainda é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores brasileiros, revela o estudo O Observador - Brasil 2012 realizada pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos Public Affairs.

Notícias Gerais, por Redação

ONU: preços de alimentos devem recuar com desaceleração global

Os preços dos alimentos devem recuar levemente em 2012 devido à desaceleração da economia global, ainda que não seja esperada uma queda drástica a partir dos altos níveis observados no ano passado,

Notícias Gerais, por Redação

Ações de Vale e Petrobras evitam queda maior da Bovespa

A Bolsa de Valores brasileira teve um dia relativamente mais "calmo" em relação as suas contrapartes estrangeiras. Enquanto o índice de ações local Ibovespa cedeu apenas 0,19% no encerramento dos negócios de hoje, as demais Bolsas tiveram desempenho muito pior.

Deixe seu Comentário:

=