Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/01/2012

Mercado reduz previsão de inflação para 2012

O mercado financeiro reduziu a previsão para a inflação durante este ano. Eles preveem que o aumento geral dos preços para o consumidor, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deverá ficar em 5,32%, uma ligeira baixa em relação aos 5,33% registrados na semana passada. Os dados estão no último boletim Focus de 2011, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (2).

A estimativa está dentro da meta do governo, que definiu a marca de 4,5% para a inflação este ano – com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, pode fechar em 2,5% ou subir a 6,5% que, mesmo assim, estará dentro dos planos do governo.

Assim como a inflação, a previsão para o crescimento das riquezas brasileiras (PIB, que é o Produto Interno Bruto) também recuou. Agora, os analistas ouvidos pelo BC estimam a economia brasileira 3,3% maior em 2012 na comparação com 2012 – número levemente inferior aos 3,4% da semana passada.

Para 2011, os analistas projetam a inflação oficial em 6,55%, contra 6,54% da semana passada. Se os preços subirem neste patamar, a inflação oficial ficará acima da meta do governo, de 4,5%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA consolidado do ano passado ainda nesta semana.

No caso do PIB, o mercado espera que o Brasil termine 2011 com um crescimento 2,87% em relação a 2010. A previsão é menor que a da semana passada, quando os analistas previam elevação de 2,9% das riquezas no ano passado.

Fonte:noticias.r7.com|02.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Seguro-desemprego voltará a ter ganho real, diz ministro do Trabalho

O seguro-desemprego voltará a ser corrigido pela mesma fórmula aplicada ao salário mínimo (acima da inflação), independentemente do valor do benefício, de acordo com o ministro Manoel Dias (Trabalho).

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com 6º PIB, Brasil tem grandes desafios, diz especialista

O Brasil comemora, orgulhoso, a conquista da sexta posição entre as maiores economias do mundo, mas especialistas e o governo admitem que o País só conseguirá alcançar o níveil de vida europeu em 20 anos e que ainda há grandes desafios pela frente, como erradicar a miséria.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa perde 0,32% na abertura; dólar vale R$ 1,75

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) oscila no campo negativo desde os primeiros negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=