Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/01/2012

Mercado reduz previsão de inflação para 2012

O mercado financeiro reduziu a previsão para a inflação durante este ano. Eles preveem que o aumento geral dos preços para o consumidor, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deverá ficar em 5,32%, uma ligeira baixa em relação aos 5,33% registrados na semana passada. Os dados estão no último boletim Focus de 2011, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (2).

A estimativa está dentro da meta do governo, que definiu a marca de 4,5% para a inflação este ano – com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, pode fechar em 2,5% ou subir a 6,5% que, mesmo assim, estará dentro dos planos do governo.

Assim como a inflação, a previsão para o crescimento das riquezas brasileiras (PIB, que é o Produto Interno Bruto) também recuou. Agora, os analistas ouvidos pelo BC estimam a economia brasileira 3,3% maior em 2012 na comparação com 2012 – número levemente inferior aos 3,4% da semana passada.

Para 2011, os analistas projetam a inflação oficial em 6,55%, contra 6,54% da semana passada. Se os preços subirem neste patamar, a inflação oficial ficará acima da meta do governo, de 4,5%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA consolidado do ano passado ainda nesta semana.

No caso do PIB, o mercado espera que o Brasil termine 2011 com um crescimento 2,87% em relação a 2010. A previsão é menor que a da semana passada, quando os analistas previam elevação de 2,9% das riquezas no ano passado.

Fonte:noticias.r7.com|02.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma veta projeto que acabava com multa adicional de 10% do FGTS

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente projeto aprovado no Congresso que acabava com a multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa.

Notícias Gerais, por Redação

FMI eleva perspectiva de crescimento da economia global para 2012 e 2013

O FMI (Fundo Monetário Internacional) aumentou nesta terça-feira (17) suas projeções econômicas mundiais para 2012 e 2013, citando que as condições financeiras têm melhorado ao redor do globo.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife reforça atuação no Centro-Oeste

Companhia inaugura divisão de negócios na região e filial de Goiânia.

Deixe seu Comentário:

=