Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/05/2013

INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados

Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.

Segundo o INSS, não há prazo para a entrega. O extrato corrigido deve informar separadamente os valores pagos e os descontos do IR sobre a grana do benefício e dos atrasados. Também
deve trazer a quantidade de meses dos atrasados.
 
Se, ao receber a carta, o segurado verificar que os dados são diferentes dos que informou em sua declaração do IR, deverá enviar uma declaração retificadora para evitar amalha fina.
 
Ao declarar os valores dos atrasados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente", na opção "Exclusiva na Fonte", o contribuinte pode receber de volta o imposto que foi descontado a mais. A regra da Receita diz que o imposto deve ser calculado considerando a quantidade de meses a que os atrasados se referem.
 
Com isso, muitos acabam ficando livres da mordida do Leão. Porém, o INSS aplicou o desconto de forma incorreta para os atrasados pagos no posto em 2012. Com isso, a chance de recuperar essa grana é na restituição do IR.
 
Para ter o informe do IR corrigido, o segurado deve fazer a solicitação no posto do INSS. Também deve pedir, por escrito, que o instituto corrija os dados que enviou à Receita Federal, na chamada Dirf.
 
Fonte: Folha

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Criada Fundação de Previdência do servidor

O governo publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) o decreto 7.808, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).

Previdência Corporate, por Redação

Fazenda fará mudanças na previdência privada

O governo prepara novas regras para aplicação dos recursos de fundos de previdência privada abertos, os VGBLs e PGBLs, com o objetivo de alongar prazos de investimento e reduzir substancialmente a presença de ativos atrelados à taxa Selic.

Previdência Corporate, por Redação

Planos de previdência para crianças custam a partir R$ 25 por mês

A vida universitária de Kátia Regina, hoje com 32 anos, foi muito parecida com a de diversos jovens da classe média brasileira. Tanto com os de sua época, no fim dos anos 1990, como com os de agora. Por cursar uma faculdade privada, precisou bancar os próprios estudos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada: planos para menores crescem 20,43% no ano

A preocupação com o futuro dos filhos tem feito os pais planejarem o orçamento, principalmente para investir em algo que garanta tranqüilidade financeira para as crianças.

Previdência Corporate, por Redação

Caixa lança novo serviço para beneficiários do INSS

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta semana, serviço para que beneficiários do INSS possam acessar demonstrativo mensal de pagamento

Deixe seu Comentário:

=