Publicado por Redação em Dental - 21/10/2015

Mais bonito: língua no lugar certo pode mudar a fisionomia

A forma correta é a língua ficar apoiada curvada, com suavidade no céu da boca

Lábios e bochecha podem ficar caídos quando a língua está posicionada incorretamente na boca

Sabia que a língua tem uma posição certa para ficar dentro da boca? E sabia que se ela está acomodada de forma errada pode até mudar sua fisionomia? A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso ‘céu da boca’. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.

“Quando a língua não está bem colocada contra o palato duro significa que está baixa na cavidade oral e isso faz com que a boca fique aberta ou entreaberta. O tônus da língua diminui e, dependendo do tempo que a boca fica aberta, a pessoa pode ficar com as bochechas mais caídas e os lábios também alterados, sendo que o inferior fica evertido (virado para baixo) e o superior, sem contato com o inferior fica mais curto”, diz a fonoaudióloga, Irene Marchesan, presidente da Associação Brasileira de Fonoaudiologia.

Para saber se sua língua está na posição certa, faça o teste. Normalmente, ao manter os lábios fechados e a respiração pelo nariz, a língua fica naturalmente no lugar certo. “Como a boca não está aberta você não pode ver, mas com estudos de imagem isso já ficou comprovado. Boca fechada – língua bem posicionada”, afirma a especialista.

Se o problema já está instalado, para tratar, é preciso fechar um diagnóstico. Irene explica que, em geral, quem respira pela boca tem a língua fora do lugar, pois como ela está apoiada na mandíbula, ao abrir a boca, ela acompanha a mandíbula, ficando distante do palato duro que é seu local ideal. “Se o problema for a respiração, teremos que ver um otorrino para saber se é caso de tratamento medicamentoso ou de cirurgia das amidalas e ou da adenoide. Se não há razão problema com a respiração a causa pode ser mecânica ou viciosa”.

Em média, quando a causa já foi solucionada, o tempo para fechar a boca e a língua ir para seu melhor local em adultos é de 2 a 3 meses de terapia. Em crianças, o tempo é maior, podendo chegar até 8 meses, mas a média costuma ser de seis meses.

Prevenção desde criança

É importante observar se a criança mantém a respiração pelo nariz, em segundo lugar, a oclusão (mordida) deve estar correta e, em terceiro lugar, a alimentação deve estimular a mastigação, sem papinhas líquidas e sem usar mamadeira e chupeta por muito tempo. “Levar seu filho ao dentista desde cedo para consultas periódicas é muito importante mesmo que ele não tenha nada aparentemente”, diz Irene.

A língua tem várias funções, falar, mastigar engolir os alimentos, limpar a boca, dar beijo, lamber sorvete. Se a língua está saudável em termos de tônus, se está em contato com o palato duro (isso só é possível se a boca fica fechada) e se o frênulo da língua é normal (pele que liga a parte de baixo da língua com o assoalho da boca) tudo dará certo.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Sorriso contribui para sucesso profissional

 Pessoas bem humoradas e simpáticas têm mais chances de conseguir as coisas do em todos em âmbitos, inclusive no profissional.

Dental, por Redação

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Dental, por Redação

Crianças com mau hálito pode ser sinal de que a saúde não vai bem

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 63% das crianças entre três e 14 anos de idade têm problemas com mau hálito. Os odores podem estar relacionados desde a limpeza incorreta dos dentes até problemas no aparelho digestivo.

Deixe seu Comentário:

=