Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/02/2014

Emprego na indústria cai 1,1% em 2013, segundo IBGE

O emprego na indústria brasileira caiu 0,3% em dezembro na comparação com novembro e encerrou 2013 com queda acumulada de 1,1%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (11).

A queda foi ligeiramente menor que a registrada em 2012, que tinha sido de 1,4%.

No acumulado do ano, 11 dos 14 locais pesquisados apresentaram queda no emprego na indústria, e 11 dos 18 setores investigados recuaram.

O Nordeste (-4,5%) teve o principal impacto negativo, seguido por São Paulo (-0,9%), Rio Grande do Sul (-2,2%), Pernambuco (-6,4%) e Bahia (-5,6%). Já Santa Catarina (0,9%) exerceu a pressão positiva mais importante.

Setorialmente, as contribuições negativas mais relevantes vieram de calçados e couro (-5,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,1%), máquinas e equipamentos (-2,3%), vestuário (-2,7%), produtos têxteis (-3,6%), produtos de metal (-2,5%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,8%).

As principais contribuições positivas vieram de alimentos e bebidas (1,2%) e borracha e plástico (3,0%).


Dezembro

Em dezembro, o emprego industrial teve queda de 1,7%, na comparação com dezembro do ano anterior. Este foi o 27º resultado negativo seguido neste tipo de comparação, e o mais intenso desde setembro de 2012 (-1,9%).

O contingente de trabalhadores diminuiu em 12 de 14 locais pesquisados. Os principais impactos negativos vieram de São Paulo (-2,4%) e região Nordeste (-3,1%).

O emprego também caiu no Rio Grande do Sul (-1,9%), Paraná, (-2,0%), Minas Gerais (-1,5%), Bahia (-4,0%) e Pernambuco (-4,1%).

Por outro lado, Região Norte e Centro-Oeste (1,6%) e Santa Catarina (0,4%) deram contribuições positivas sobre o emprego industrial em dezembro.

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

ONU chega a local de suposto ataque químico na Síria, dizem ativistas

Comboio foi atingido por disparos no caminho, mas ninguém ficou ferido. Grupo atravessou bloqueio de rua mantido pela inteligência síria.

Notícias Gerais, por Redação

Com dólar caro e juro menor, BC reduz previsão para dívida pública

A alta do dólar e a redução da taxa básica de juros, a Selic, foram os principais fatores que levaram ao Banco Central a reduzir a previsão para a dívida pública neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Ações de Vale e Petrobras evitam queda maior da Bovespa

A Bolsa de Valores brasileira teve um dia relativamente mais "calmo" em relação as suas contrapartes estrangeiras. Enquanto o índice de ações local Ibovespa cedeu apenas 0,19% no encerramento dos negócios de hoje, as demais Bolsas tiveram desempenho muito pior.

Deixe seu Comentário:

=