Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/05/2012

Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial

A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A partir de agora, toda vez que a Selic (taxa básica de juro) estiver em 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança passa a remunerar seus aplicadores com 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver em mais de 8,5% ao ano, permanece a regra anterior: TR mais 0,5% ao mês. A medida vale tanto para novas contas quanto para novos aportes de contas já existentes efetuados a partir de hoje.

De acordo com Mantega, a mudança foi necessária para que o País pudesse seguir com uma trajetória de juros descendente. “À medida que estamos enfrentando um novo cenário econômico, à medida que as taxas de juros para aplicação estão caindo - porque a Selic está caindo - se mantivermos a regra atual de rendimento da poupança, ela se tornará um obstáculo para continuidade da redução da Selic", disse.

Apoio
Na quinta-feira (3), um pouco antes do anúncio oficial, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho já apoiava a alteração. “É importante criar as condições para continuarmos podendo baixar os juros e poder continuar financiando a produção em condições adequadas. Esse é o nosso objetivo central”, disse Carvalho, depois de participar da cerimônia de posse do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também já havia se manifestado a favor da mudança. “À medida em que as taxas de juros vão sendo reduzidas, é razoável que você remova algumas regras antigas, que são de um período em que se tinha inflação e taxas de juros mais altas”, disse o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, na última quarta-feira (2), durante entrevista coletiva com jornalistas.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economista dá dicas para investir quando os juros estão em baixa

Num momento de redução de juros no Brasil, as prestações de financiamentos ficam menores, mas também os ganhos de investimentos são reduzidos.

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira é favorável, mas ainda ineficiente, dizem executivos

O Brasil apresenta um quadro macroeconômico favorável, com redução de juros reais e um nível de desigualdade social em processo de redução. Entretanto, o país ainda se mostra ineficiente em termos de competitividade,

Deixe seu Comentário:

=