Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/05/2012

Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial

A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A partir de agora, toda vez que a Selic (taxa básica de juro) estiver em 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança passa a remunerar seus aplicadores com 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver em mais de 8,5% ao ano, permanece a regra anterior: TR mais 0,5% ao mês. A medida vale tanto para novas contas quanto para novos aportes de contas já existentes efetuados a partir de hoje.

De acordo com Mantega, a mudança foi necessária para que o País pudesse seguir com uma trajetória de juros descendente. “À medida que estamos enfrentando um novo cenário econômico, à medida que as taxas de juros para aplicação estão caindo - porque a Selic está caindo - se mantivermos a regra atual de rendimento da poupança, ela se tornará um obstáculo para continuidade da redução da Selic", disse.

Apoio
Na quinta-feira (3), um pouco antes do anúncio oficial, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho já apoiava a alteração. “É importante criar as condições para continuarmos podendo baixar os juros e poder continuar financiando a produção em condições adequadas. Esse é o nosso objetivo central”, disse Carvalho, depois de participar da cerimônia de posse do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também já havia se manifestado a favor da mudança. “À medida em que as taxas de juros vão sendo reduzidas, é razoável que você remova algumas regras antigas, que são de um período em que se tinha inflação e taxas de juros mais altas”, disse o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, na última quarta-feira (2), durante entrevista coletiva com jornalistas.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

A partir de janeiro, SP terá 140 linhas de ônibus circulando de madrugada

'Corujão'. Serão 430 veículos, em dois sistemas: um percorrerá o traçado do metrô e outro funcionará de forma circular, em bairros com maior demanda, como a Vila Madalena; Prefeitura ainda promete reforçar a iluminação em mais de 100 pontos de conexão

Notícias Gerais, Revista, por Redação

De Rh para Rh | Gestão Global

Quando falamos em gestão de benefícios, logo pensamos em um plano que atenda com qualidade, não apenas os colaboradores, mas a empresa em todos os seus propósitos.

Notícias Gerais, por Redação

Comissão aprova direcionamento de R$ 2 bi para reajuste do Judiciário

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23) o direcionamento de R$ 2 bilhões para viabilizar o reajuste de servidores e dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Deixe seu Comentário:

=