Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/04/2015

Opção mais segura de carreira

Funcionária pública há oito anos, Fernanda Nogueira se prepara atualmente para outro desafio: passar novamente em um concurso público. Para ela, o funcionalismo é mais do que uma simples opção por um emprego estável. Trata-se de uma carreira como outra qualquer, na qual ela pretende evoluir.

“Eu fiz pós-graduação em administração pública para me ajudar no desempenho de minhas funções. Ser funcionária pública exige qualificação como qualquer outra área e eu me esforço muito para ser eficiente”, conta.
Fernanda está atualmente estudando para o concurso do Tribunal de Justiça e a sua filosofia se mantém. “Antes de decidir concorrer, pesquisei sobre as vagas e as atribuições do cargo. Só vou fazer porque me identifiquei com a função”, explica.

Essa preocupação em relação à afinidade com a função é fundamental para quem está pensando em ingressar no serviço público por meio de um concurso, segundo opina a professora de recursos humanos, gestão de pessoas, liderança e coaching executivo da IBE-FGV, Elisabete Oliveira. “Escolher esse caminho só por causa do salário e da famosa estabilidade é um perigo”, afirma.

Até porque com a nova lei do funcionalismo público, o servidor que ingressa atualmente precisa passar por um período probatório de três anos para conseguir a sonhada estabilidade. “Há avaliações de desempenho e, caso o funcionário seja ineficiente, ele pode até ser desligado. O que era para ser um sonho pode virar um problema. Por isso é importante enxergar a posição com entusiasmo, não com comodismo”, comenta Elisabete.

Outra questão importante apontada pela especialista é a necessidade de se conhecer bem as instituições às quais o candidato quer ingressar. “Há desafios estruturais que precisam ser considerados. Quem sai do setor privado para o público muitas vezes sofre com a estrutura das repartições (computadores, internet, etc). Nas empresas privadas a qualidade costuma ser superior”, acrescenta.

Limitações - O caso de Fernanda é um exemplo de outra característica do serviço público: a limitação de crescimento. A professora da IBE-FGV explica que é mais complicado para um funcionário público crescer dentro da repartição, tendo ganhos de salário, por exemplo. “A melhor chance para um servidor crescer é passando em um outro concurso”, comenta Elisabete, exatamente o que Fernanda está tentando fazer.

Ainda segundo a especialista, uma das principais desvantagens da área pública em relação à carreira em instituições privadas é o reconhecimento pelo bom desempenho da função. “No setor privado os funcionários costumam ser recompensados mais rapidamente quando se destacam no posto que ocupa”, diz.

Vantagens - Apesar das limitações de crescimento que existem no serviço público, há outras vantagens além da estabilidade que podem tornar a opção uma escolha satisfatória. Para Simone Euzebio, funcionária do Detran-SP (Departamento de Trânsito), a facilidade para se movimentar entre os departamentos é um bom exemplo. “Tenho colegas que não se adaptaram e pediram para trocar de setor e hoje estão adaptados e inclusive se especializando na nova área”, diz.

Formada em jornalismo, Simone deixou o emprego em uma multinacional em troca de um salário menor no órgão de trânsito. “No meu caso, a qualidade de vida pesou bastante. Hoje consigo ter mais tempo para a família e isso para mim conta mais”, diz. “O setor privado com certeza dá mais oportunidade, mas isso depende do que a pessoa quer para o futuro. No meu caso, as vantagens do serviço público me agradaram mais”, conclui.
 

Fonte: Portal JJ


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Contra concorrência, Bovespa corta taxas de negociação

A BM&FBovespa deu um importante passo nesta terça-feira para proteger seu mercado, cortando taxas de negociação no mercado de ações a vista e prometendo rever preços de custódia para pessoa física, num momento em concorrentes estrangeiros se preparam para entrar no setor de bolsa de valores.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife estimula conscientização socioambiental de clientes e colaboradores

Há mais de um ano a companhia investe na automatização de processos para poupar o meio ambiente e garantir maior eficiência operacional a seus clientes

Notícias Gerais, por Redação

Comissão especial aprova teto salarial único para os três Poderes

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que iguala os salários do presidente e vice-presidente da República, deputados, senadores, ministros de Estado aos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada nesta quarta-feira pela comissão especial que debate o tema.

Notícias Gerais, por Redação

Superavit da balança comercial cresce 80% em um ano

A balança comercial brasileira registrou superavit de US$ 1,213 bilhão na terceira semana de setembro

Deixe seu Comentário:

=