Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2012

Pesquisa: 69% dos brasileiros não guardam dinheiro

Dados divulgados nesta terça-feira pela pesquisa "Retratos da sociedade brasileira: inclusão financeira", produzida em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope mostram que apenas 31% da população brasileira faz reserva de dinheiro. Os homens são mais poupadores (35%) do que as mulheres (28%).

A principal forma de acumular reservas é a caderneta de poupança, utilizada por 68% dos entrevistados. A pesquisa, feita em março deste ano com 2.002 pessoas de 141 municípios brasileiros, mostra ainda que 16% da população guarda dinheiro na própria conta corrente. O mesmo percentual (16%) mantém dinheiro guardado em casa.

As aplicações financeiras, como fundos de investimento, aparecem apenas em 4ª lugar. Outros meios de poupança enumerados foram títulos de capitalização, consórcio e previdência privada. Os valores não somam 100% porque os entrevistados puderam assinalar mais de uma resposta.

Endividamento
Quase 40% dos entrevistados pela CNI/Ibope responderam ter algum tipo de dívida, como compras parceladas, empréstimos ou financiamentos. Os homens são os mais endividados, somando 41% da população masculina, contra 35% das mulheres.

O maior culpado pelas dívidas das famílias brasileiras é o cartão de crédito, com 32%. Outros 25% têm dívidas diretamente com as lojas (prestações, cadernetas ou boletos). Os consignados representam 17% da modalidade de endividamento dos entrevistados. Neste caso, os percentuais também não totalizam 100%.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil é único país do Brics a avançar em índice de competividade

O Brasil foi a única economia do chamado bloco dos Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que cresceu no Relatório de Competitividade Global 2012-2013,

Notícias Gerais, por Redação

Boleto de oferta contraria normas de proteção e defesa do consumidor, diz Procon-SP

Na última segunda-feira (12), a Fundação Procon-SP encaminhou ao Banco do Brasil, um ofício questionando a criação do boleto de oferta, que segundo a instituição, fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Notícias Gerais, por Redação

Otimista, Dilma espera crescimento de até 5% em 2012

Em um encontro para um café da manhã com jornalistas, a presidente Dilma Rousseff, bem-humorada, afirmou que está otimista em relação ao desempenho da economia para próximo ano. A meta pessoal de Dilma para o crescimento em 2012 é de 5%.

Deixe seu Comentário:

=