Publicado por Redação em Vida em Grupo - 13/11/2013

Projeto que cria seguro obrigatório está parado na Câmara

Dois anos após ser apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o projeto que torna obrigatória a contratação de seguro de vida para os empregados de empresas de qualquer porte continua parado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.
A proposta foi devolvida ao relator, deputado Vinicius Gurgel (PR-AP), que recebeu a incumbência de refazer o parecer anterior, no qual havia encaminhado pela rejeição da proposta.

Nesse parecer inicial, ele alegou que há "uma série de óbices ao funcionamento de tal mecanismo e à sua aplicação", bem como a absorção desse custo por toda a sociedade. "A opção pela aquisição de um seguro de vida é decisão extremamente pessoal, bem como o são também os parâmetros de avaliação do segurado, que variam conforme uma série de parâmetros pessoais", argumentou o deputado, acrescentando que essa imposição esbarra ainda na imensa diversidade de perfis dos segurados, o que, na avaliação dele, "implicará necessariamente em uma grande variância de custos entre as empresas, independentemente do seu perfil econômico ou ramo de atividade, da sua escala de produção de bens e serviços, ou da sua capacidade econômica".

Para ele, a proposição é extremamente abrangente, estendendo a obrigação a todas as pessoas jurídicas, inclusive microempresas, empreendedores individuais, prestadores de serviço e uma série de outros negócios que beiram a informalidade, e cuja capacidade econômica "não lhes permite muitas vezes sequer a contratação formal de trabalhadores, quanto mais em incorrer em custos com essas obrigações adicionais".

Fonte: http://www.sindsegsp.org.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Novo balanço sobre o monitoramento das operadoras de planos de saúde

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgaram nesta terça-feira (20/08) os resultados do 6º ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento pelas operadoras de planos de saúde. 

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica regras para autorizar venda de microsseguro

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), as regras para autorização da venda de microsseguro, apólices de baixo valor voltadas para a população de menor poder aquisitivo.

Vida em Grupo, por Redação

Circulares sobre microsseguro serão divulgadas até junho

Foi prorrogado o prazo para divulgação das oito circulares que normatizarão o microsseguro, previstas para serem apresentadas até o dia 14 de abril deste ano. O novo prazo é até o fim do primeiro semestre, disse o diretor executivo de vida e previdência da Bradesco Seguros,

Deixe seu Comentário:

=