Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2018

Ressarcimento ao SUS - ANS - Espaço da Operadora

O ressarcimento ao SUS, criado pelo artigo 32 da Lei nº 9.656/1998 e regulamentado pelas normas da ANS, é a obrigação legal das operadoras de planos privados de assistência à saúde de restituir as despesas do Sistema Único de Saúde no eventual atendimento de seus beneficiários que estejam cobertos pelos respectivos planos.

Passo a passo

1. Atendimento: Os beneficiários do Plano de Saúde são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Identificação: A ANS cruza os dados dos sistemas de informações do SUS com o Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) da própria Agência para identificar os atendimentos a beneficiários de planos de saúde, excluindo aqueles sem cobertura contratual.

3. Notificação: ANS notifica a operadora a respeito dos atendimentos identificados.

4. Impugnação e recurso: A operadora pode contestar as identificações em duas instâncias administrativas. Caso comprove que os serviços prestados no atendimento identificado não têm cobertura contratual, a identificação é anulada. Se ficar demonstrado que o contrato cobre apenas parte do atendimento, a identificação é retificada.

5. Cobrança e recolhimento: Precluída a faculdade de impugnar ou recorrer, ou decidida em última instância administrativa, e mantida a identificação integralmente ou parcialmente, a ANS encaminha para a operadora notificação de cobrança dos valores devidos, a qual tem o prazo de 15 dias para pagamento ou parcelamento.

6. Inadimplência: Caso os valores devidos não sejam pagos ou parcelados no prazo, a operadora fica sujeita à inscrição no Cadastro Informativo (CADIN) dos créditos de órgãos e entidades federais não quitados, à inscrição em dívida ativa da ANS e à execução judicial.

7. Repasse: Os valores recolhidos a título de ressarcimento ao SUS são repassados pela ANS para o Fundo Nacional de Saúde.


Aviso de Beneficiários Identificados
Baixe arquivos de exportação de atendimentos identificados e entenda a forma de valoração do ressarcimento.

Impugnações e Recursos
Veja as orientações sobre impugnações e recursos, os modelos de petição e de laudo de auditoria assistencial, e acesse o Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS - PERSUS.

Consultas de Processos de Ressarcimento ao SUS
Consulte decisões de processos de ressarcimento ao SUS e obtenha orientações para vistas e cópias dos autos dos processos.

Débitos, pagamento, parcelamento e repasse
Consulte informações e emita documentos para a contabilização e para a quitação das obrigações de ressarcimento ao SUS de sua operadora, e veja as informações sobre os valores repassados para o SUS.


Fonte: ans.gov.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

O peso da ineficiência do governo

Desde a implantação do Plano Real, há 18 anos, o custo de vida da classe média (ICVM) paulistana subiu 222%.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil Foods autoriza contratação de R$ 2,5 bi junto ao BNDES

O Conselho de Administração da Brasil Foods autorizou a contratação do limite de crédito rotativo de R$ 2,52 bilhões aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), informou a empresa nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas na Europa fecham com sinais mistos

Os principais índices das bolsas europeias fecharam com sinais mistos hoje (16), após uma sessão volátil. O Banco da Inglaterra (BOE, na sigla em inglês) advertiu que o panorama para o crescimento global piorou desde agosto por causa da crise na zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Com greve, passageiro deve checar voo antes de sair de casa

Com a greve de 48 horas dos aeroportuários nos aeroportos internacionais de Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Brasília, as companhias aéreas recomendam que as pessoas com viagem marcada para hoje e amanhã chequem a situação dos voos antes de sair de casa.

Deixe seu Comentário:

=