Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2014

Saiba o que fazer para seu investimento não ser comido pela inflação

O investidor precisa ficar atento ao resultado da inflação para avaliar se suas aplicações estão corretas ou se precisa mudar suas aplicações para não perder dinheiro.

Em abril, a inflação medida pelo IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 0,67% ante alta de 0,92% em março.

Apesar da desaceleração, uma inflação de 0,67% ao mês é capaz de corroer os rendimentos das aplicações, fazendo com que o investidor tenha mais trabalho para evitar perda de dinheiro.

E a má notícia é que a maioria dos investimentos perde ou empata com a inflação, informa o coordenador do Laboratório de Finanças do Insper, Michael Viriato. "Atualmente, são poucas as alternativas que protegem o investidor da inflação", diz. "E se quiser ter alguma chance de superar isso, precisa investir com um prazo mais longo e com um risco maior."

Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), diz que o investidor está numa encruzilhada. Ele pode decidir buscar uma rentabilidade acima da inflação, com risco de perder a rentabilidade e até parte do patrimônio.

Ou tomar a decisão de preservar o patrimônio, sacrificando parte da rentabilidade para a inflação.

Uma alternativa é manter parte do patrimônio em aplicações conservadoras e aplicar uma parcela em alternativas com maior risco, para tentar garantir um rendimento melhor. "Mas isso só tem sentido se a pessoa tem um patrimônio maior. Se tiver pouco dinheiro, é melhor não correr risco", diz Oliveira.

O professor do Insper afirma que as alternativas de curto prazo estão, no melhor dos casos, apenas recuperando o poder de compra do investidor. "Como a inflação está muito pressionada, o investidor precisa pensar num investimento de longo prazo."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Confira as datas de restituição do IR 2013; 1º lote sai 17 de junho

A Receita Federal divulgou no Diário Oficial da União no dia 30 de abril as datas de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013. O pagamento será efetuado em sete lotes; o primeiro no dia 17 de junho deste ano e o último no dia 16 de dezembro.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre instável com vencimento de opções e dados dos EUA

A volatilidade dá o tom ao início dos negócios na bolsa brasileira no pregão desta segunda-feira (16) por conta de dados mistos sobre a economia norte-americana e do vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&FBovespa.

Notícias Gerais, por Redação

Com reajuste de 15%, salário mínimo de São Paulo vai a R$ 690

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira o novo piso salarial regional. O salário mínimo em São Paulo subirá 15% para R$ 690. A medida atinge 7,8 milhões de trabalhadores do Estado.

Notícias Gerais, por Redação

Sarney convoca comissão do Congresso para ouvir ministro

O presidente do Senado, José Sarney, vai reunir a Comissão representativa do Congresso na próxima quinta-feira (12) para analisar requerimento que pede a convocação do ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional).

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo termina em forte baixa em Nova York e em Londres

Os principais contratos futuros de petróleo registraram uma forte baixa nesta quinta-feira em Londres e em Nova York, em meio a um repúdio dos valores acionários a uma brusca apreciação do dólar.

Deixe seu Comentário:

=