Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/03/2013

STF muda regra de pagamento de dívidas do governo a pessoas físicas e empresas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que parte da Emenda Constitucional 62/2009 - que, entre outros, permitia que Estados e municípios parcelassem dívidas judiciais (precatórios) - é parcialmente inconstitucional. Isso significa que empresas e pessoas físicas que têm dívidas a serem pagas pelos governos estaduais e municipais precisam receber os valores integralmente.

De acordo com o ministro Luiz Fux, um dos motivos para o veto do parcelamento das dívidas é que ele desrespeita a duração razoável do processo, "uma vez que o credor quer um resultado palpável para a realização do seu direito de receber a quitação da dívida". As regras da Emenda Constitucional contestada pelo STF faziam com que o governo parcelasse pagamentos em até 80 anos.Agora, o STF deverá debater novamente novamente o caso para decidir como essa decisão afeta parcelamentos em curso e pagamentos já realizados sob a sistemática da Emenda contestada.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado vai devolver IR sonegado de 14º e 15º salários

Em reunião da Mesa Diretora do Senado na tarde desta terça-feira, os membros do colegiado decidiram que a Casa vai devolver à Receita Federal o valor que deveria ter sido recolhido pelo imposto de renda sobre os chamados 14º e 15º salários.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa inicia o pregão com leve alta, embalado por indicadores dos EUA

O Ibovespa segue o otimismo de Wall Street, após indicadores econômicos melhores do que os esperados nos EUA e inicia o pregão regular desta quinta-feira (3) com valorização.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil está perto do pleno emprego,afirma diretor do BC

O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse hoje que a recente evolução do mercado de trabalho aponta para uma situação que se aproxima do pleno emprego.

Deixe seu Comentário:

=