Publicado por Redação em Vida em Grupo - 30/08/2012

Susep obtém vitória contra associação que vendia seguro pirata

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) obteve mais uma importante vitória no combate à comercialização de seguros piratas no Brasil. A Subseção Judiciária de Ipatinga (MG), em ação proposta pela Procuradoria Federal vincula à autarquia, determinou que a Associação dos Transportes de Cargas do Vale do Aço interrompa a venda e a divulgação de qualquer modalidade contratual de seguro, bem como de renovar os contratos atualmente em vigor. Também fixada multa de R$ 5 mil para o caso de descumprimento da decisão judicial.

Segundo parecer elaborado pela Susep, em resposta a consulta requerida pelo Ministério Público de Minas Gerais, as operações contratadas pela associação caracterizam-se como seguro, já que possuem os quatro elementos característicos deste tipo de negociação: o interesse segurável, o risco, a garantia e o prêmio.

A decisão judicial destaca que “encontra-se presente o dano grave de difícil reparação, já que na eventualidade da ocorrência de sinistro, os proprietários dos veículos não têm a garantia de que serão indenizados, já que a ré não atende às exigências legais, principalmente no que se refere à existência de reservas técnicas”.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Mercado cresceu 23,6% até novembro

O mercado de seguros, sem contar o ramo saúde, gerou uma receita de prêmios da ordem de R$ 116,1 bilhões de janeiro a novembro do ano passado. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgados nesta sexta-feira indicam essa cifra é 23,6% maior que a registrada no mesmo período em 2011.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguro-garantia desperta interesse das estrangeiras

Alexandre Malucelli fala sobre o Seminário Técnico da PASA, onde constatou que o Brasil é, hoje, o centro das atenções

Vida em Grupo, por Redação

Seguro RC profissional do corretor - cuidado com a cláusula restritiva que pode impor perda do direito

Seguro que cada vez se torna mais necessário a qualquer atividade, em especial a de prestador de serviço e, entre tantas, a do Corretor de Seguros, é o RC PROFISSIONAL.

Deixe seu Comentário:

=