Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2016

Vox Populi: aumento de idade para aposentadoria é rejeitado por 82%

Para 11%, o aumento da idade para a aposentadoria é uma medida necessária, que vai prejudicar muita gente

Pesquisa mostra que 86% são contra aumento da jornada de trabalho e 51%, contra o fim do monopólio no pré-sal

Entre as "medidas amargas" prometidas pelo presidente interino da República, Michel Temer, está a imposição de uma idade mínima para a aposentadoria, que extinguiria as formas atuais de obter o benefício (o fator previdenciário e a fórmula 85/95). Conseguir apoio popular para a mudança, no entanto, não será fácil.

Pesquisa CartaCapital / Vox Populi realizada entre 29 de julho e 1º de agosto mostra que 82% dos brasileiros consideram que elevar a idade para a aposentadoria "é uma medida ruim e vai prejudicar as pessoas". O número é cinco pontos percentuais maior ao verificado em pesquisa semelhante realizada no início de junho.

Para 11%, o aumento da idade para a aposentadoria é "uma medida necessária, que vai prejudicar muita gente" (eram 16% em junho) e para 3% é uma "medida necessária, que vai prejudicar pouca gente". Outros 4% não sabem ou não quiseram responder.

Outra medida impopular seria o aumento da jornada de trabalho, sugerida a Temer por empresários no início de julho. Perguntados sobre a possibilidade de a jornada ir das atuais 44 horas semanais para 60 horas, 86% dos entrevistados se disseram contra a medida, contra 8% favoráveis (6% não responderam).

Dados de pesquisa

Em linha antagônica à preservação de direitos, 38% dos entrevistados disseram avaliar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como uma legislação "atrasada e prejudicial ao Brasil", enquanto 36% classificam a lei como "necessária, e uma proteção aos trabalhadores".

Outra medida defendida pelo governo Michel Temer que não desfruta de apoio da população é o fim do monopólio da Petrobras no pré-sal. Para 51%, trata-se de uma medida "ruim, que vai prejudicar o Brasil". Para 17%, a medida "é necessária e não vai prejudicar o Brasil". Outros 31% não responderam.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas em 97 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Carta Capital


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa Futuro sobe em dia morno, à espera de reunião dos países do G-8

Sem indicadores econômicos de peso que guiem os negócios, os contratos com vencimento em junho do Ibovespa Futuro sobem nesta sexta-feira (18), aos 0,54%, negociados aos 54.695 pontos, enquanto o mercado aguarda o início da reunião do G-8.

Notícias Gerais, por Redação

Estudo da MetLife compara a visão das mulheres sobre finanças da família

Embora as mulheres de todas as gerações desejam e estejam ansiosas em apoiar financeiramente os membros da sua família, elas também dão uma forte ênfase na autossuficiência,

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em leve alta em dia de pessimismo global

A Bolsa de Valores tem leve alta nesta sexta-feira em mais um dia de aversão ao risco nos mercados.

Deixe seu Comentário:

=