Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/08/2016

Coluna de Renato Follador: Previdência privada facilita a sucessão patrimonial

Partilha de bens e inventário já separaram definitivamente familiares e isso não é raro.

Processos estressantes que podem levar de 90 dias a 20 anos.

E ainda tem custos com advogados, peritos e impostos, como o ITBI. Só este representa 4% do total. Somadas as despesas, 30% do patrimônio pode ser suprimido nesses processos.

Ocorre que as pessoas não sabem que existe uma forma mais simples e muito mais barata de transmissão de patrimônio. Nome: previdência privada.

Isso mesmo, a escolha dos beneficiários é livre. Pode ser um filho, o pai, uma tia, um irmão, um amigo, enfim, quem o segurado quiser, diferente da previdência social onde os herdeiros são os legais. Cem por cento vai para o beneficiário indicado, o que não ocorre com o dinheiro aplicado numa caderneta de poupança ou num fundo de investimento, pois o Código Civil estabelece que apenas 50% de um patrimônio podem ser dispostos livremente. Os outros 50% vão para os herdeiros legais.

Outra vantagem da previdência privada é a liquidez, a rapidez com que os recursos chegam às mãos dos beneficiários. Um mês.

Mais uma, mas muito importante, os custos: só incide imposto sobre o resgate ou a renda, que pode ser de apenas 10% para quem optou pela tabela regressiva.

Por fim, dinheiro de PGBL e fundo de pensão é impenhorável.

Olha, vale a pena refletir sobre isso.

Fonte: Rádio CBN Curitiba


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Valores pagos pela Previdência são ruins, dizem 83% da região do ABC

Trabalhar boa parte da vida e contribuir com a Previdência Social. Esta é a rotina da maioria dos aposentados no País. Mas depois de ingressar na lista dos segurados da Previdência, a situação não é tão boa.

Previdência Corporate, por Redação

Posso reduzir o valor resgatado da Previdência Privada na minha declaração?

  Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Previdência Corporate, por Redação

Como declarar previdência privada no imposto de renda

Para quem investe em previdência privada via PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), chega a hora de aproveitar a dedução de até 12% sobre a renda tributável. Para ter acesso ao benefício, é preciso optar pelo modelo de declaração completa.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Privada: Recursos para Aposentadoria

Compras, limites, faturas, são palavras que fazem parte do vocabulário do trabalhador brasileiro que, em algum momento do mês, mergulha nos cálculos tentando se ajustar para pagar suas dívidas e ainda programar novas contas.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência quer restringir acesso a pensão por morte

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, afirmou nesta quarta-feira que o governo deve enviar ainda neste ano ao Congresso o projeto que prevê mudanças no regime de pensões do INSS, restringindo o acesso ou tempo de concessão do benefício.

Deixe seu Comentário:

=