Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/03/2020

Empresa pode medir temperatura de funcionário com suspeita de coronavírus?

Se um funcionário aparece na empresa com tosse seca, febre ou outro sintoma associado ao coronavírus, o departamento pessoal ou os gestores podem medir sua temperatura? E pedir para ele ir ao médico verificar a saúde?

O UOL conversou com o advogado Mauricio Nahas Borges, do escritório Advocacia Borges, em São Paulo, e com Silvana Fernandes, coordenadora de Recursos Humanos da Pontomais, em Curitiba (PR), para entender até onde as empresas podem ir sem ferir a lei.

"Por isso, na situação que estamos vivendo hoje, medir a temperatura de um funcionário ou pedir para ir ao médico é uma questão de segurança não só para ele, mas também para as outras pessoas que trabalham naquele ambiente", afirmou.

 

O único cuidado que a empresa deve tomar, disse Borges, é o de não ferir a intimidade e a privacidade do colaborador. "Se houver alguma discriminação do funcionário que foi infectado e a empresa não evitar esse tipo de atitude, aí sim ela pode responder por danos morais", disse.

Temperatura deve ser medida por equipe especializada

Silvana Fernandes, do Pontomais, que atua com controle de ponto e gestão de jornada, disse que, caso o colaborador apresente algum sintoma, o RH pode, sim, sugerir uma consulta.

No caso da medição de temperatura, no entanto, ela disse que o ideal é que isso seja feito por uma equipe de medicina ou segurança do trabalho. "Se a empresa não tiver ninguém dessa área, a recomendação é que o colaborador vá até alguma unidade de saúde, porque o RH não tem capacidade técnica para isso."

E se der positivo?

Se o funcionário for diagnosticado com o vírus, segundo Silvana, a empresa precisa encaminhá-lo para assistência médica e enviar todos os outros funcionários para exames preventivos.

"Outro ponto fundamental que deve ser levado em consideração é a higienização do local de trabalho. O ideal é que a limpeza seja realizada pelo menos 24 horas antes da volta dos funcionários para o local".

Já no caso de faltas por causa da doença, tanto Silvana como o advogado Borges disseram que as empresas devem contabilizá-las como justificadas.

 

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação na cidade de São Paulo tem queda em maio

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas  (Fipe), na cidade de São Paulo, registrou queda de 0,10% no mês de maio, contra 0,28% em abril.

Notícias Gerais, por Redação

SP: otimismo do empresário do comércio cresce pelo 2º mês

O nível de otimismo dos empresários do comércio paulistano cresceu pelo segundo mês consecutivo.

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como receber pagamentos de empresas sem filial no País

Trabalhos temporários no exterior ou para empresas fora do Brasil são práticas cada vez mais comuns entre os brasileiros. A habilidade com diferentes idiomas abre portas para quem quer trabalhar em outro país ou até mesmo fazer um trabalho para uma empresa estrangeira da sala de estar de sua casa.

Notícias Gerais, por Redação

4 sinais que indicam se uma ação vai subir

Saber o momento certo de comprar uma ação. Este é sem dúvida nenhuma um dos maiores desafios da grande maioria dos investidores, principalmente aqueles que operam no curto ou no curtíssimo prazo, com operações de day trade

Notícias Gerais, por Redação

Sustentabilidade é tema de prêmio no mercado de seguros

No ano da conferência Rio+20 e do lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, o mercado segurador investe em iniciativas para proteger o planeta.

Notícias Gerais, por Redação

América Latina puxa aumento no número de turistas no Brasil

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil, informa a coluna Mônica Bergamo na Folha.

Notícias Gerais, por Redação

Funcionários da Infraero encerram greve em Brasília e Guarulhos

Os funcionários da Infraero, empresa que administra os aeroportos, encerraram nesta manhã a paralisação nos aeroportos de Brasília e Cumbica, em Guarulhos (SP), prevista para durar até a meia-noite desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=