Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/04/2012

FMI eleva perspectiva de crescimento da economia global para 2012 e 2013

O FMI (Fundo Monetário Internacional) aumentou nesta terça-feira (17) suas projeções econômicas mundiais para 2012 e 2013, citando que as condições financeiras têm melhorado ao redor do globo.

Segundo o Panorama Econômico Mundial, o FMI prevê uma expansão da economia mundial de 3,5% em 2012, maior do que os 3,3% previstos na versão anterior do relatório, publicada em janeiro. A estimativa de crescimento econômico para 2013 foi elevada de 4,0% para 4,1%.

"Os dados vieram mais fortes do que o esperado pelos mercados, e os temores de uma iminente crise bancária ou soberana diminuíram", diz o documento.

"As recentes melhorias na capacidade das principais economias da periferia do euro em rolar a dívida soberana, a redução dos rendimentos de títulos públicos e spreads interbancários em relação aos altos níveis vistos em dezembro, e a reabertura parcial do mercado de financiamento bancário ajudaram a reduzir os receios do mercado, mas as preocupações ainda persistem", completa o FMI.

Zona do Euro
Por conta deste cenário, a entidade espera retração menor na economia do bloco de moeda única este ano, de 0,3%. Em janeiro, a perspectiva era de contração de 0,5%. Para 2013, o fundo internacional prevê crescimento de 0,9%, acima da expansão de 0,8% projetada no relatório anterior.

No sentido contrário, a Espanha é um dos poucos países que sofreu uma revisão negativa nas projeções. Agora, o FMI espera uma contração de 1,8% neste ano, contra uma perspectiva anterior de queda de 1,6%. Para o próximo ano, contudo, os números foram revistos de uma contração de 0,3% para um crescimento de 0,1%.

Economias avançadas
A previsão de avanço para o conjunto das economias avançadas subiu de 1,2% para 1,4% neste ano, e de 1,9% para 2,0% em 2013. No mesmo sentido, o FMI revisou para cima a projeção de crescimento econômico para os Estados Unidos em 2012, de 1,8% para 2,1%. O organismo internacional também aumentou a expectativa do próximo calendário em 0,2 ponto percentual, para 2,4%.

Ásia
O Japão deve crescer 2% este ano, mais do que o projetado anteriormente (1,6%). Para o ano que vem, a perspectiva é de avanço de 1,7%, ante estimativa anterior de 1,6%. Segundo projeções da instituição, a China deve mostrar avanço de 8,2% em 2012 e 8,8% em 2013. Na comparação com o relatório anterior, as perspectivas mostram alta de 0,01 ponto percentual e estabilidade, nessa ordem.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira vai se intensificar no 2º semestre, diz BC

A recuperação da economia brasileira se materializa de forma "bastante gradual" por conta das dificuldades do cenário externo, mas a atividade tende a se intensificar neste semestre por conta da demanda interna, informou o Banco Central nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Vale apresenta o maior peso na primeira prévia do Ibovespa na carteira de maio

A BM&FBovespa divulgou a primeira prévia da carteira teórica do Índice Ibovespa nesta segunda-feira (2), que vai vigorar de 7 de maio a 31 de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Com crise, governo protegerá mais a indústria-Mantega

Ao enxergar crescimento econômico mais fraco neste e no próximo ano em função da crise econômica internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá tomar medidas de defesa comercial para proteger o combalido setor industrial da inundação de produtos importados mais baratos.

Notícias Gerais, por Redação

Câmara de Comércio Brasil-China critica governo brasileiro

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Tang, criticou o governo brasileiro por, segundo ele, rejeitar investimentos chineses num momento em que o mundo está "à porta da recessão".

Deixe seu Comentário:

=