Publicado por Redação em Dental - 05/09/2011

Paraná: Campanha faz prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira, por meio da Divisão de Odontologia, desenvolve campanha de prevenção do câncer bucal com enfoque principalmente na terceira idade. Esse tipo de câncer atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos.

O exame da boca consiste na verificação de lábios, língua, região abaixo da língua, gengivas, bochechas, palato e amígdala. Depois do exame, os pacientes foram orientados a fazer o autoexame em casa, uma vez por mês, para identificar possíveis feridas, machucados, manchas ou caroços. Quem usa dentadura recebe orientações específicas de limpeza e da necessidade de fazer a troca a cada cinco anos. Outra recomendação importante é que não se deve dormir com a prótese, para não machucar a boca e também evitar fungos.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas. Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos. O tratamento é feito basicamente por meio de cirurgia, associada ou não à radioterapia e quimioterapia.

Fonte: www.odontosites.com.br | 05.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Enxaguatórios devem fazer parte da higiene oral

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Gestantes no dentista

É muito importante que toda a gestante faça acompanhamento com o dentista desde o princípio da gestação. Isto porque a alteração hormonal que ocorre neste período pode causar uma predisposição às doenças gengivais.

Deixe seu Comentário:

=