Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2015

A importância dos gestores de recursos humanos nos momentos de crise.

Mesmo diante de um cenário pouco animador, a busca por melhores resultados se faz presente e necessária. Metas precisam ser cumpridas e projetos desenvolvidos ainda que com recursos limitados.
 
Para alcançar esses objetivos, muitos gestores de RH começam a perceber a necessidade de voltar os olhos para mudanças e adequações, afinal, nada é mais urgente no momento atual do que capacitar talentos, estimular a inovação e motivar cada membro da equipe.
 
Os gestores de RH são peças chave dentro das empresas, pois tem a importante missão de promover o engajamento dos funcionários e evitar que as incertezas contaminem a equipe. Para tanto, é preciso se comunicar de forma eficiente, construir boas relações e, acima de tudo, estar atento às necessidades individuais de cada membro da equipe.
 
Contudo, para manter essas características em momentos de crise, é imprescindível manter a calma e ter criatividade para realizar adaptações, buscar soluções alternativas para fazer com que os colaboradores da empresa mantenham-se motivados e, principalmente, cientes de tudo o que está acontecendo. Nesse momento uma boa comunicação interna vai colaborar para que os funcionários se envolvam e façam parte das mudanças de forma mais tranquila.
 
Em tempos de reduzir despesas e “apertar os cintos”, alguns custos são cortados quase a zero, como por exemplo, treinamentos e cursos. O gestor de RH dribla essa situação criando alternativas que permitem o crescimento e a valorização dos seus talentos, a fim de garantir aos colaboradores que todas as ações necessárias sejam tomadas para garantir a saúde da empresa e os empregos de todos.
 
São esses momentos que permitem que novos talentos sejam descobertos, pois nas horas mais difíceis as pessoas sentem necessidade de se reinventar e notam que tem habilidades que nem sabiam que tinham!
 
Temos que ter em mente que nem tudo está perdido e encarar esse momento como mais um desafio, tirando dele toda experiência e aprendizado que possa nos oferecer.
 
Os profissionais de Recursos Humanos tem papel de destaque nesse quadro e são determinantes nesse processo de mudanças e nova visão de trabalho, pois podem mostrar novos caminhos.
 
Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.
 
Sobre a Perfil Humano RH:
www.perfilhumanorh.com.br / (11) 2691 8615
Empresa da área de recrutamento e seleção, a Perfil Humano RH busca profissionais qualificados e talentosos para atuação em grandes empresas. Os processos de avaliação de currículos são rigorosos e envolvem a integração entre o perfil dos candidatos e o clima organizacional da empresa contratante. Testes psicológicos, de conhecimentos gerais e entrevistas individuais fazem parte das seleções.

Fonte: segs.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: novos documentos são exigidos para a formalização

A partir de agora, os interessados em se que se formalizar como Empreendedor Individual deverão apresentar os números do Título de Eleitor ou do recibo de entrega de declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para se cadastrarem.

Notícias Gerais, por Redação

Dia das Mães: Procon dá dicas e lembra dos direitos na hora da compra do presente

A poucos dias de uma das datas mais importantes para o comércio - o Dia das Mães - é hora de procurar os presentes. Eletrônicos, flores, roupas, cosméticos ou joias? As dicas, para acertar no presente, giram em torno da real necessidade da sua mãe e da situação do seu orçamento.

Notícias Gerais, por Redação

Gastos de brasileiros no exterior aumentam mais de 30% em fevereiro

As despesas dos turistas brasileiros no exterior registradas em fevereiro deste ano aumentaram 30,98% em relação às de fevereiro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Para presidente do BC, há espaço para estímulo econômico

Há espaço para uma política de afrouxamento monetário no Brasil sem o comprometimento da inflação, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação do consumidor nas capitais de 2011 fica em 6,3% e supera marca de 2010

A inflação do consumidor nas capitais brasileiras, medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), encerrou 2011 em 6,36%, patamar maior que o registrado em 2010, quando a elevação dos preços ficou em 6,24%.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem com cautela após corte da Itália

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com exceção de Tóquio, mas com cautela depois do rebaixamento da Itália pela Standard & Poors e enquanto a Grécia negociava empréstimos com os credores internacionais, em meio a preocupações de que a crise de dívida da Europa desencadeie uma crise bancária.

Deixe seu Comentário:

=