Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/09/2014

Banco Central cria novo indicador econômico

O Banco Central criou o Indicador de Difusão da Atividade Econômica Brasileira (IDAE-Br), apresentado em boxe que acompanha o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado ontem.

De acordo com a autoridade monetária, o índice antecipa informação sobre o desempenho da atividade econômica. "Dessa forma, o IDAE-Br se soma a outras ferramentas de acompanhamento da conjuntura utilizadas pelo Banco Central", trouxe o documento. O indicador, conforme o BC, possui "pequena defasagem temporal" e frequência mensal.

O IDAE-Br gera o percentual de séries econômicas relacionadas ao nível de atividade, cujas médias dos últimos três meses apontaram crescimento em relação às médias dos três meses anteriores. "A partir de análise de amplo conjunto de indicadores econômicos dos mercados de trabalho e de crédito e dos setores industrial, externo, de serviços e de comércio, foram ao final selecionadas 39 séries, com divulgação mensal, que contêm informação relevante sobre o nível de atividade da economia brasileira como um todo", explicou o BC no boxe.

Para a construção do IDAE-Br foram considerados apenas indicadores divulgados até o dia 5 do segundo mês subsequente ao mês de referência e a redução da redundância, priorizando o indicador mais agregado. O BC decidiu que, com o conjunto de séries dessazonalizadas em mãos, construiria uma série histórica mensal para o IDAE-Br em base trimestral (trimestre contra trimestre anterior). A amostragem tem início com informações de 2006.

De acordo com o BC, com exceção do segundo trimestre de 2013, no qual o indicador de difusão atipicamente se afastou da série de PIB trimestral, a correlação da amostra entre as duas séries no período foi de 85%, muito próximo do indicador.

Fonte: Estadão Conteúdo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara pode cancelar obras viárias em Itaquera se terreno não for doado

Dono de área de 200 mil metros quadrados próximo a estádio prometeu doar parte do imóvel à prefeitura

Notícias Gerais, por Redação

Atrás de EUA, Brasil é 2º país mais atrativo para investidor estrangeiro

O Brasil é o segundo país mais atrativo para investidores estrangeiros, afirmou uma pesquisa divulgada pela Deloitte e Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ação de Mantega na Casa da Moeda preocupa Planalto

As recentes acusações na Casa da Moeda jogaram o ministro Guido Mantega (Fazenda) no centro de um escândalo político que preocupa o Palácio do Planalto, informa reportagem de Andreza Matais, Simone Iglesias, Márcio Falcão e Natuza Nery,

Notícias Gerais, por Redação

Mercado volta a apostar na alta do dólar e reduz previsão do PIB

O mercado voltou a elevar a estimativa do preço do dólar para este ano, após sete semanas de estabilidade. Além disso, reduziu as estimativas para o PIB (Produto Interno Bruto) e elevou para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para o mesmo período.

Deixe seu Comentário:

=